Outubro terá chuva dentro da média, com dias quentes e outros amenos

30/09/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

A chuva que esteve presente em grande parte dos dias de setembro não deve cair no esquecimento durante o próximo mês. De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é que outubro tenha precipitações dentro da média no Rio Grande do Sul — com exceção da região da Campanha, que pode ficar um pouco acima — e seja marcado por fortes temporais. 
Gabriele Goulart, meteorologista da Somar, explica que os temporais são comuns na primavera, pois, durante a estação de transição, o Estado tem maior influência de um sistema de baixa pressão que atua na região da fronteira com o Paraguai. “A chuva não ocorre mais tanto pela atuação da frente fria, como acontece no inverno. Agora, ela chega principalmente por conta da umidade que vem da região da Amazônia e desse sistema de baixa pressão”, comenta. Essa condição também poderá ocasionar rajadas de vento mais intensas e eventual queda de granizo. No entanto, as precipitações devem ser irregulares e espaçadas, o que significa muito registro de chuva em poucos períodos do mês, resultando em momentos mais longos de tempo seco.  


TEMPERATURA 
Outubro deve ser de temperatura mista, com alguns dias quentes e outros amenos, devido ao avanço de frentes frias e de excesso de nebulosidade. Já no começo do mês, será registrado um calor significativo na região Norte, porém, os termômetros não devem subir muito no sul do RS, em decorrência dos altos acumulados de chuva esperados para os próximos dias. 
Ainda de acordo com a Somar, a expectativa é de que o Estado tenha três ondas de frio, que não devem ser tão intensas. A primeira deve ocorrer logo no começo do mês, após as altas temperaturas: no sábado (3), as mínimas registradas já devem ser mais baixas na região da Campanha. A segunda onda de frio está prevista para a virada da quinzena, e a última, que deve ser a menos intensa, será no final do mês, por volta do dia 27. 


PRÓXIMOS DIAS
O último dia de setembro foi de chuva forte em todo o Estado. Na quinta-feira (1), o dia começa com sol, mas a chuva volta a atingir o Estado a partir do final da tarde. São esperadas pancadas de intensidade entre moderada e forte, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Em Dois Irmãos, a máxima pode chegar a 30°C amanhã. O tempo chuvoso deve permanecer na sexta (2) e no sábado (3), quando as temperaturas ficam mais amenas, oscilando entre 10°C e 20°C.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela