Governo do RS autoriza realização de quatro eventos de grande porte na Serra

30/09/2020
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

O governo do Rio Grande do Sul confirmou, nesta terça-feira (29), que estuda regras para a liberação de eventos de grande porte no Estado ainda neste ano. Quatro deles já foram autorizados pelo Gabinete de Crise, na segunda (28): Festival Internacional de Turismo (Festuris), em Gramado/ Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau, em Gramado; Natal Luz, em Gramado; e Feira de Inovação Industrial (Mercopar), em Caxias do Sul. Com exceção do Natal Luz, todos eles ocorrem no mês de novembro.
A autorização para a realização foi publicada na segunda edição do Diário Oficial do Estado (DOE) e ocorrerá mediante envio de protocolos próprios. Os organizadores deverão seguir, integralmente, os protocolos e regras já estabelecidos na Portaria 617/2020, da Secretaria da Saúde. Como exemplo, está o respeito ao teto de ocupação da área útil (área de circulação e permanência) já estabelecido (8 metros quadrados por pessoas em ambientes em pé e 4 metros quadrados por pessoas em ambientes sentados). Para a realização, os municípios devem estar localizados em regiões com bandeira laranja (risco epidemiológico médio) ou amarela (risco epidemiológico baixo) no modelo de distanciamento controlado do governo estadual.
No entanto, o governo exigirá que o município que planeja permitir a realização de um evento cultural já tenha organizado os protocolos sanitários essenciais para o retorno às aulas. Essa obrigação tem como intuito estabelecer uma escala de prioridades para o retorno. “Não faz sentido haver liberação de eventos sem ter havido o retorno das aulas. É importante priorizar o ensino, a aprendizagem de nossas crianças e jovens, em relação a outros tipos de atividades”, destaca o governador Eduardo Leite. Segundo o governador, mais detalhes serão conhecidos na próxima semana.


Festuris
A Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) está na 32ª edição e acontece de 5 a 8 de novembro. Como forma de adaptação em razão da pandemia de coronavírus, a feira prevê o agendamento obrigatório de reuniões através de um aplicativo. Com isso, os participantes e expositores aumentam sua produtividade e otimizam o seu tempo na feira de negócios. A organização ainda não se pronunciou oficialmente sobre a liberação do Governo do Estado.


Zero Grau
A Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau, em Gramado, ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro. O evento tem como objetivo antecipar moda e negócios para o ano. A organização ainda não se pronunciou oficialmente sobre a liberação do Governo do Estado.


Natal Luz
O Natal Luz 2020 acontece de 22 de outubro a 30 de janeiro de 2021, em Gramado. No fim de agosto, a organização anunciou o cancelamento dos espetáculos presenciais do evento. A liberação do governo estadual contempla apenas o Show do Lago, com 35% de lotação, limitado a 2.500 pessoas, entre trabalhadores e público. De acordo com a organização, estão sendo realizadas reuniões para debater a possibilidade de viabilização do evento.


Mercopar
A Mercopar é uma feira de inovação industrial com previsão de realização entre os dias 17 e 19 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Recentemente, a organização da feira informou “estar atenta ao contexto da pandemia e às orientações dos órgãos de saúde competentes”. Neste sentido, as ações preveem medidas protetivas da rede hoteleira, no credenciamento e no controle de acessos dos participantes ao evento. A medição de temperatura de todas as pessoas presentes e uso de máscaras serão obrigatórios, assim como credenciamento prévio e digital para evitar aglomerações. Sobre a liberação do governo estadual, a feira ainda não se manifestou.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela