Depois de 34 anos de serviço, motorista mais antigo da prefeitura deixa cargo

30/08/2019
Renatinho transportou pacientes para hospitais de Porto Alegre durante mais de 10 anos

Renatinho transportou pacientes para hospitais de Porto Alegre durante mais de 10 anos

Há quatro anos, ele poderia ter entregado as chaves do micro-ônibus que transporta diariamente pacientes a hospitais de Porto Alegre, mas, mesmo aposentado, escolheu permanecer no cargo de motorista da Secretaria de Saúde de Dois Irmãos e enfrentar a estrada todos os dias a partir das 5h da manhã. 
Aos 57 anos de idade e 34 de profissão, José Renato Berlitz, o popular Renatinho, motorista mais antigo da prefeitura, decidiu que era chegada a hora de parar e se dedicar inteiramente à família, em especial à mãe, dona Noêmia Berlitz, de 80 anos. O último dia de trabalho foi no final do mês de junho. “A mãe me ligou e disse ‘fim do mês vou pra tua casa’, e foi ali que tomei a decisão. Na mesma semana já informei a secretaria”, contou Renatinho, lembrando que a despedida foi marcada por uma confraternização ao lado dos colegas. 
Servidor público desde 1985, ele foi o primeiro motorista oficial da administração na área da saúde. Dirigiu ambulância, Chevrolet Veraneio, Chevrolet Ipanema, Volkswagen Kombi e uma série de outros carros, transportando pacientes de Dois Irmãos e, antigamente, também de Morro Reuter e Santa Maria do Herval. Ao longo destes mais de 30 anos, o que não faltam são histórias para contar. “Conquistei muitos amigos”, disse ele, orgulhoso e com os olhos cheios d’agua. 
O trabalho ia além das atribuições da função de motorista. “Antigamente, a gente só não fazia cirurgia”, contou ele, aos risos. “A gente ajudava os pacientes, principalmente os do interior, na hora de conversar com os médicos. A maioria deles só falava em alemão”, concluiu.


Renatinho guarda registros feitos ao longo da profissão. Na foto acima, imagem de uma das edições da Semana do Trânsito do município


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela