
No JDI: Miguel Schwengber, da Rothenburg, e Antônio Reinehr, da Immer Bier
Uma das grandes apostas do Vale Germânico está no roteiro turístico Caminhos das Cervejarias Artesanais, que compreende 22 estabelecimentos espalhados por sete municípios da região – Dois Irmãos, Morro Reuter, Ivoti, Campo Bom, Sapiranga, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A proposta esteve sob os holofotes da 36ª Feira de Negócios Turísticos UGART, realizada nos dias 25 e 26 de março em Porto Alegre.
Para falar sobre os objetivos do roteiro, o JDI recebeu na tarde de terça-feira (29) a visita de Miguel Schwengber, da Rothenburg Cervejaria, e Antônio Reinehr, da Immer Bier, ambas de Dois Irmãos.
– Nosso grupo vem trabalhando bastante no desenvolvimento desta rota. Já temos uma marca, logotipo e mapeamento das cervejarias. Pretendemos criar um passaporte para quem visitar o roteiro e todas as cervejarias terão uma identificação. Nosso desafio, agora, é fazer a divulgação tanto dentro da cidade quanto fora daqui – comenta Miguel.
Ele destaca a força do município neste mercado em expansão.
– Dois Irmãos tem hoje quatro cervejarias, todas muito bem organizadas e preparadas para receber o público. Somos uma das cidades mais bem representativas da rota e temos muito a crescer como local turístico para as pessoas passearem – observa Miguel, fazendo menção também às cervejarias Hunsrück e Mater.
Antônio, que nasceu em Santa Catarina e mora no bairro Travessão há 20 anos, mostra otimismo com o projeto e chama atenção para o fato do município estar no caminho da Serra Gaúcha.
– Tem tudo para dar certo. Estamos no caminho que vai para Gramado e Canela; se a gente segurar 20% do pessoal que sobe a Serra, já está muito bom. Temos que ser vistos, pois contamos com produtos e serviços de qualidades – diz ele.
O crescimento do público que consome cervejas artesanais anima as cervejarias e o setor de turismo.
– Na feira, conversando com algumas agências de viagem, o pessoal se mostrou muito animado em formatar roteiros de visitação à rota das cervejarias artesanais. É cada vez maior o interesse das pessoas por produtos de qualidade – conclui Miguel.
Além das quatro cervejarias de Dois Irmãos, também se destacam na região Oripacha e Revolução, em Morro Reuter, e Wig’s Craft Beer, em Santa Maria do Herval. Vale lembrar que o Vale Germânico também já apresentou como roteiro turístico os Caminhos da Contemplação, com templos, igrejas e espaços de meditação, e deve lançar ainda este ano os Caminhos dos Sabores e os Caminhos da Nossa Terra.
Na UGART: Antônio, Sônia Feldmann, secretária de Turismo de Morro Reuter, e Miguel