Municípios gaúchos registram nevasca; entenda o fenômeno

29/07/2021
Fonte: GZH / Foto: Artur Alexandre – Arquivo Pessoal (Vacaria)

Fonte: GZH / Foto: Artur Alexandre – Arquivo Pessoal (Vacaria)

O avanço de um ciclone extratropical, junto com a corrente de ar na superfície, ajudou a aumentar a nebulosidade e a causar chuva congelada e neve no Rio Grande do Sul. Em alguns municípios da Serra, o fenômeno foi mais intenso na noite desta quarta-feira (28), considerado o que é chamado de “nevasca”.

Segundo a Somar Meteorologia, houve nevasca em Vacaria, Gramado, São Francisco de Paula e Canela. No total, 47 cidades gaúchas tiveram precipitação invernal, neve ou chuva congelada, nas últimas 24 horas. A meteorologista Fabiene Casamento, da Somar, explica que a nevasca é uma condição de tempo mais severo, onde os ventos ultrapassam os 60 km/h, há grande quantidade de queda de neve e os termômetros registram marcas bem abaixo de zero. Isso contribui para diminuir ainda mais a visibilidade horizontal, em alguns casos ficando quase nula.

Vacaria, por exemplo, registrou temperaturas negativas, entre -0,9°C e -2,7°C, durante a noite de quarta e a madrugada desta quinta-feira (29). Já os ventos chegaram a 62,6 km/h na região. O fenômeno desta quarta é comparado ao de 2013, quando nevou com uma das maiores intensidades registradas em quase 20 anos. Em Bom Jesus, oito anos atrás, a Brigada Militar chegou a confirmar o acúmulo de oito centímetros de neve nas ruas.

Ao que tudo indica, esta quinta-feira (29) também será congelante devido à massa de ar polar que segue atuando de forma intensa no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar, há possibilidade de neve e de chuva congelada, principalmente na Serra. Apesar da presença do sol na maioria das regiões, a máxima do Estado não passa de 17°C, em Alto Feliz, no Vale do Caí. Os termômetros em Dois Irmãos variam entre 1°C e 11°C.

 

Alertas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas para o Rio Grande do Sul: onde de frio, em todo o território; ventos costeiros, no Litoral; geada, em grande parte do território gaúcho; e neve, na Serra. Segundo o Inmet, os flocos poderiam chegar de até 5 cm, podendo causar pequeno riscos de acidentes.

Nesta quarta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou o fenômeno em Vacaria e alertou para a formação de gelo nas rodovias. Segundo a corporação, o condutor deve reduzir a velocidade e evitar manobras e freadas bruscas. Ao perceber a formação de gelo, a atenção deve ser redobrada, reduzindo ainda mais a velocidade, mas não parar na via. Sempre que necessário, comunicar a PRF via 191. A Defesa Civil e os Bombeiros não receberam relatos de transtornos por conta do tempo.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela