
Daniel Lima da Cunha
Neste sábado (30), ocorre a Caminhada das Sementes, uma das ações de divulgação do projeto Agrofloresta Orobó, desenvolvido pelo ambientalista Daniel Lima da Cunha, que é baiano, mas mora em Dois Irmãos há cerca de quatro anos.
De acordo com Daniel, o projeto visa reflorestar uma área de terras em Ruy Barbosa, na Bahia, unindo reflorestamento ambiental e agricultura familiar, além do plantio de árvores nativas. Segundo o ambientalista, a meta inicial é plantar 20 mil mudas de plantas nativas em 10 anos. A caminhada, que contará com distribuição de sementes e divulgação do projeto a moradores e turistas, saíra às 5h da manhã, em frente à Igreja Luterana de Dois Irmãos, com destino à Igreja de Pedra, em Gramado. O percurso será de 48 quilômetros e é indicado a caminhantes profissionais. Segundo Daniel, a previsão é de que o trajeto seja concluído em aproximadamente 10 horas.
Conforme Daniel, ele está coletando sementes em Dois Irmãos, como ipê amarelo, aricá e araucária, que serão levadas à cidade baiana, onde devem ser plantadas inicialmente em uma estufa e em seguida na área de preservação permanente do projeto.