Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos orienta sobre corte e poda de árvores

28/04/2021
Bombeiros são acionados frequentemente para este tipo de serviço. Em alguns casos, quando se trata de uma árvore de grande porte, solicitam o caminhão munck de Novo Hamburgo

Bombeiros são acionados frequentemente para este tipo de serviço. Em alguns casos, quando se trata de uma árvore de grande porte, solicitam o caminhão munck de Novo Hamburgo

Agindo de forma preventiva, o Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos divulgou, nesta segunda-feira (26), orientações importantes sobre o corte e poda de árvores, ação muito comum entre os meses de maio e agosto. De acordo com o Sargento Pujol, o objetivo é evitar que ocorram acidentes durante a execução desse tipo de serviço. “Estamos atuando na prevenção, para evitar que ocorram situações como a registrada no ano passado, quando um morador se acidentou ao tentar realizar a poda de uma árvore”, completou.

Muito solicitados para esse tipo de situação, o sargento Pujol reforça que cada caso é avaliado isoladamente, com atenção às condições de cada local. “Avaliamos se há raiz exposta, se o tronco está podre, se há risco de cair sobre pessoas, residência, veículos”, comenta o sargento.

Para os casos de podas e cortes de risco, o sargento Pujol faz um alerta à população, chamando a atenção para a complexidade desse tipo de serviço. “O corte e a poda de árvores são serviços extremamente técnicos e de alto risco. Requerem treinamentos específicos para as atividades, treinamento em alturas, manuseio de materiais de corte como motosserra, machados e facão, além de equipamentos de proteção individuais específicos. Também devemos observar o risco da rede elétrica. Por esse motivo, não devem ser realizados por pessoas inexperientes”, destaca o sargento, lembrando, também, que não devem ser realizados cortes sem autorização.

Sobre as árvores localizadas em via pública e que estejam encostando na rede elétrica, é preciso acionar a RGE, para a realização da poda. Abaixo, seguem as orientações do Corpo de Bombeiros, que pode ser acionado através do 193. 

 

Em quais situações é recomendável acionar o Corpo de Bombeiros?

– Árvore com risco iminente: quando a árvore estiver com risco de queda, podendo atingir pessoas, animais, casas ou veículos; ou quando já estiverem caídas e gerem risco às pessoas e transtorno ao trânsito, com obstrução de vias principais, de acessos a bairros, linhas de ônibus;

– Apoio à comunidade: embora não sejam situações de risco, há casos em que os bombeiros atuam por falta de outros órgãos técnicos para realizar o serviço ou quando a árvore é de grande porte. Um exemplo comum é a poda de palmeiras imperiais e pedidos de órgãos públicos como escolas, por exemplo. Nesses casos, a instituição deve obter uma autorização da prefeitura antes de solicitar o corte/ poda ao Corpo de Bombeiros Militar, que fará uma vistoria para avaliar a situação da árvore antes de executar o serviço;

– Falta de empresas especializadas: nos municípios onde não há serviço especializado de corte/ poda, mesmo que não haja risco iminente de queda, os bombeiros poderão avaliar a possibilidade da realização do serviço. Lembrando que o solicitante (pessoa / empresa) deve obter antes uma autorização da prefeitura ou órgão competente (IEF Secretaria de Parques e Jardins).


Sargento Pujol chama a atenção para os cuidados que devem ser tomados para o corte e poda


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela