Dom João Francisco é empossado como bispo da Diocese de Novo Hamburgo

28/03/2022
Dom Zeno, Dom Jaime e Dom João Francisco

Dom Zeno, Dom Jaime e Dom João Francisco

Neste ano, a tarde do quarto domingo da Quaresma, chamado Domingo da Alegria, foi marcada pela cerimônia de posse do 5º Bispo na linha de sucessão apostólica da Diocese de Novo Hamburgo. Dom João Francisco Salm foi empossado na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga na presença de toda a Comunidade Católica local, além de membros de sua antiga diocese, Tubarão, em Santa Catarina. 

O rito de posse foi presidido pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler. O momento é marcado, entre outras coisas, pela apresentação das Letras Apostólicas através da leitura da Bula Papal de nomeação do novo bispo, pela entrega do Báculo, conhecido como cajado do bispo, e pela saudação de todo o clero presente e de representantes de diáconos, congregações religiosas, seminaristas, autoridades civis e fiéis. Depois de empossado, Dom João assumiu a presidência da Celebração Eucarística.

A Posse Canônica marca o início oficial das atividades episcopais de Dom João na Diocese de Novo Hamburgo. O novo bispo foi nomeado pela sua Santidade, o Papa Francisco, em 19 de janeiro de 2022, após a renúncia do atual bispo emérito, Dom Zeno Hastenteufel, por atingir a idade de 75 anos, conforme pede o Código de Direito Canônico. Dom Zeno foi pastor da Diocese de Novo Hamburgo durante 14 anos.

Dom João Francisco é natural de São Pedro Alcântara, em Santa Catarina, e foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 1979, em Brusque, também naquele Estado. Sua caminhada sacerdotal e episcopal é marcada por anos de atuação na formação de futuros sacerdotes e em diversas áreas de atuação a nível arquidiocesano, em Florianópolis.

 

(Fonte: Diocese de Novo Hamburgo)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela