
(Foto: Octacílio Freitas Dias)
A proximidade do Dia de Finados (2 de novembro) traz a preocupação com a colocação de flores nos cemitérios. A Vigilância Ambiental em Saúde de Dois Irmãos alerta sobre a utilização de vasos não perfurados que podem acumular água, facilitando a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Conforme a lei municipal 4.106/2015, alterada pela lei municipal 4.977/2021, é proibida a colocação de recipientes e adornos que possam acumular água nos cemitérios. Apesar de os gestores serem responsáveis por recolher tais objetos, os usuários devem agir de forma consciente para evitar que tal medida seja necessária.
Segundo o biólogo e coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Fernando Goulart Timm, a responsabilidade é de todos. “Por isso, neste Dia de Finados, seja responsável: use vasos furados, retire o papel celofane e outros envoltórios de buquês e adornos e não deixe recipientes que possam levar ao acúmulo de água em nossos cemitérios”, alerta.