Em cinco meses, apenas 57,55% dos eleitores realizaram biometria

27/08/2019
Cadeiras vazias: Cena é comum e preocupa chefe do cartório

Cadeiras vazias: Cena é comum e preocupa chefe do cartório

Iniciado em março, o processo de cadastro biométrico segue abaixo do esperado no Cartório Eleitoral de Dois Irmãos. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul, até esta terça-feira, dia 27, apenas 13.772 de um total de 23.930 eleitores haviam feito o cadastro no município, o que corresponde a 57,55%. 
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Renato de Souza Fritz, o TRE prevê cerca de 80 atendimentos por dia, porém, em Dois Irmãos, o número varia, em média, entre 40 e 60 revisões. A situação é preocupante, pois pode gerar transtornos perto do prazo final, que é 13 de dezembro. “Ao final do processo, a demanda pode ser muito maior do que a capacidade do cartório”, alerta Renato, reforçando que quem não comparecer ou não comprovar seu domicílio eleitoral terá o título cancelado. No caso de pessoas impossibilitadas de ir até o cartório, seja por doença ou algum outro motivo, os familiares devem procurar se informar sobre os procedimentos. 
O Cartório Eleitoral fica na Av. São Miguel, 350, Centro. O horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, é das 10h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O telefone é (51) 3564-1986. É possível também agendar horário no site do TRE-RS (eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento), para ser atendido com hora marcada. São 12 vagas reservadas por dia.


Cartório sugere que pessoas com mais de 70 anos realizem processo
Apesar de o voto ser facultativo para pessoas com mais de 70 anos, Renato sugere que as mesmas também realizem a biometria; para que possam exercer o direito ao voto e evitar transtornos na emissão de outros documentos. “Sugerimos que realizem a biometria, a partir de vivências que tivemos no cartório. Houve casos de pessoas que tiveram problemas na emissão de outros documentos, como, por exemplo, o CPF, em razão da não regularização do título eleitoral”, completou.  


Documentos necessários 
Para fazer o cadastro, o eleitor deve apresentar: documento de identidade (exceto passaporte); título eleitoral (se possuir); comprovante de domicílio que permita aferir se o eleitor é residente no município ou que com ele tenha vínculo profissional, patrimonial ou comunitário, conforme segue: a) contas de luz, água ou telefone, nota fiscal ou envelopes de correspondência, desde que emitidos ou expedidos em até 3 meses anteriores ao atendimento; b) cheque bancário, somente quando do talonário constar o endereço do correntista; c) outros meios de reforço documental a critério do juiz eleitoral.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela