
Inverno oscila entre dias frios e quentes
Como já era previsto, as oscilações no clima estão sendo a marca do inverno gaúcho. A semana começou com calor e registrou queda brusca nas temperaturas a partir da noite de terça-feira (25). Os termômetros ficaram perto de 0°C na maioria das regiões do Estado nesta quarta (26) e quinta (27). Quaraí, por exemplo, registrou a primeira temperatura negativa da nova estação, com -0,4°C.
A partir de amanhã (28), os termômetros voltam a subir de forma expressiva. De acordo com Cléo Kuhn, meteorologista do Grupo RBS, as máximas ficarão próximas de 30°C no fim de semana. A mudança é motivada por pequenas massas de ar polar vindas da Cordilheira dos Andes, que atravessam a região sul do Brasil e vão para o oceano. Essas travessias duram cerca de dois dias, provocando a mudança repentina no clima. “Não se sabe quando isso vai mudar. As massas de ar frio estão vindo da Cordilheira (dos Andes), provocando essa alternância”, afirma o meteorologista. Após o fim de semana com temperaturas altas, a previsão é de que o clima volte a ficar frio na terça-feira (2).
Em Dois Irmãos, a máxima prevista é de 25°C na sexta e 28°C no sábado, com chance de pancadas de chuva ao longo da tarde. A partir de domingo, as temperaturas começam a cair gradativamente. De acordo com projeções do site Climatempo, a mínima pode chegar a 4°C na próxima quarta (3) e a 0°C na quinta (4).
(Foto: Octacílio Freitas Dias)