Lançamento do Vale Germânico será no dia 1º de novembro

25/10/2019
Evento será em São José do Herval

Evento será em São José do Herval

Um novo vale está nascendo! Uma nomenclatura que define e identifica o Vale do Sinos no mapa do turismo nacional, remetendo para sua cultura de origem alemã e explorando seu potencial. Esse é o Vale Germânico, região turística recém-reconhecida e homologada pelo Ministério do Turismo e que atribui ao Vale do Sinos características que já estão em seu DNA, mas que agora, poderão ser exploradas oficialmente como produto turístico. 
Caminhos da Imigração é o conceito idealizado para as rotas e roteiros do vale que está nascendo com cerca de 50 atrativos, entre festas e espaços elencados pela Câmara Setorial de Turismo da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos – AMVARS, que reúne gestores de 13 cidades, nove delas integradas ao Vale Germânico. A homologação pelo órgão federal será comemorada dia 1º de novembro, a partir das 11h, num evento típico alemão destinado a autoridades, entidades e imprensa. O Vale Germânico está sendo organizado e formatado por meio da AMVARS e do consórcio público CP Sinos, que será canal para captação de recursos financeiros de fomento à atividade. 
A prefeita de Novo Hamburgo e presidente da AMVARS, Fátima Daudt, destaca que tanto a escolha do nome quando à necessidade de inclusão deste como opção turística se deve às características regionais das cidades, a maioria colonizada por alemães e que mantém aspectos históricos, gastronômicos e até arquitetônicos relacionados à cultura.


FESTA DE LANÇAMENTO
O recente reconhecimento do Vale Germânico como região turística deu início a uma série de ações. Entre elas uma festa típica para comemorar a conquista e que será realizada na localidade de São José do Herval, em Morro Reuter, num largo tipicamente germânico localizado no KM 8 da VRS-873. Quem participar do evento dia 1º de novembro, a partir das 11h, conhecerá de perto um centenário armazém alemão ainda em atividade e instalado numa casa enxainel (estilo arquitetônico típico germânico) e poderá ainda visitar o também centenário restaurante colonial típico alemão da família Kieling ou conhecer a Igreja de Pedra, uma das belezas do espaço que receberá o evento, uma espécie de amostra da cultura e gastronomia germânica. Cucas, linguiça, strudel, bolinho de batata, pão de laranja, schmier, chucrute, eisbein (joelho de porco), pães, bolos, chope, bandinha, apresentação de dança e da tradicional dança polonaise são alguns dos atrativos previstos.


CÂMARA SETORIAL
Grupos de trabalho composto por gestores de turismo de todas as cidades sob a jurisdição da AMVARS integram a Câmara Setorial de Turismo da entidade e estão organizando de forma coletiva o Vale Germânico. O trabalho consiste no levantamento detalhado de atrações, espaços, serviços, restaurantes, hotelaria, receptivos, agências de viagens e o resgate da própria história da região, num trabalho minucioso de organização para fins turísticos. O levantamento já resultou na identificação de pelo menos 50 atrativos e festas que irão compor os Caminhos da Imigração, conceito idealizado para rotas e roteiros da região nas áreas histórico-cultural; de negócios; religioso; rural e esportivo.  


CIDADES DO VALE GERMÂNICO
As cidades do Vale Germânico são nove: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Sapiranga, São Leopoldo, Santa Maria do Herval, Morro Reuter e Novo Hamburgo. Além das nove cidades já reconhecidas como Vale Germânico, outras quatro estão em processo de documentação para serem incluídas no próximo edital do Ministério do Turismo, mas já atuam como parceiras da iniciativa. São elas: Estância Velha, Nova Hartz, Presidente Lucena e Lindolfo Collor.  


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela