Pequim inaugura maior terminal de aeroporto do mundo

25/09/2019
Fonte: AFP

Fonte: AFP

O presidente da China, Xi Jinping, inaugurou nesta quarta-feira (25) o novo aeroporto de Pequim, uma enorme infraestrutura em forma de estrela-do-mar, coincidindo com as comemorações, na próxima semana, do 70º aniversário da criação do regime comunista. O novo aeroporto internacional de Daxing, localizado 46 quilômetros ao sul da capital, operará em plena capacidade em 2040, com 100 milhões de passageiros anuais previstos, o que seria um recorde mundial para um único terminal, segundo seus criadores.
As novas instalações servirão para evitar a saturação do atual aeroporto, cujos três terminais estão localizados no nordeste da capital, de 21 milhões de habitantes. O atual, o segundo maior do mundo, atrás do de Atlanta (Estados Unidos), está quase saturado — com mais de 100 milhões de passageiros anuais. O transporte aéreo está crescendo na China e, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), em meados da década de 2020 o gigante asiático ultrapassará os Estados Unidos como o primeiro mercado aéreo do mundo. Em 2025, Pequim poderia receber um total de 170 milhões de passageiros espalhados entre os dois aeroportos.
O novo edifício de 700 mil metros quadrados é, segundo seus criadores, o maior terminal aéreo do mundo. Foi projetado pela arquiteta anglo-iraniana Zaha Hadid, que morreu em 2016, e pela subsidiária de engenharia da empresa francesa Aéroports de Paris (ADP). O terminal cobre uma área equivalente a 25 campos de futebol e inclui uma estação de metrô e uma estação de trem de alta velocidade. O projeto custou 120 bilhões de yuans (cerca de 17,5 bilhões de dólares) ou 400 bilhões de yuans, se forem incluídas as conexões ferroviárias e rodoviárias.

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela