Após semana com neve, calor volta ao Estado nos próximos dias

24/08/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

Substituição no tempo do Rio Grande do Sul: saem o frio e a neve, entram calor e clima seco. Um sistema de alta pressão que deixa o Estado provoca tempo firme a partir desta segunda-feira (24), de acordo com a Somar Meteorologia. Pela manhã e à tarde, já dá para verificar uma subida gradual na temperatura.
Segundo o meteorologista Paulo Hofacker, ventos soprando do quadrante norte trazem a umidade e o calor da região amazônica para o sul do país. Ele cita a cidade de Gramado como exemplo: na sexta-feira (21), a máxima registrada foi de 11ºC, valor que deve dobrar nesta segunda (24). Em São José dos Ausentes, que cravou -1ºC neste domingo com sensação térmica de -6ºC, os termômetros devem começar a segunda com 4ºC - que será a menor temperatura mínima de todo o Rio Grande do Sul. Algumas cidades vão ficar perto dos 30ºC: em Santa Maria, a máxima será de 29º C.
Enquanto o frio começa a se despedir, a baixa umidade começa a preocupar: em todo o Estado a taxa deve chegar à casa dos 30%. “Este valor é até um estado de alerta, pois com a saída do sistema de alta pressão, não há nem ao menos a possibilidade de chuva”, aponta Hofacker, lembrando que a baixa umidade pode causar problemas de saúde para pessoas com dificuldades respiratórias e bronquites.


CLIMA AGRADÁVEL
A sensação térmica deve ser agradável nos próximos dias. Na quinta-feira (27), porém, há uma forte possibilidade de chuva nas regiões oeste e sul, na fronteira com Uruguai, graças a formação de uma nova frente fria. Mesmo com a alteração, a região da costa não deve ser tão afetada pela nova massa de ar. Além disso, com a proximidade do fim do inverno, é improvável que novas temperaturas negativas sejam registradas nas próximas semanas, de acordo com Hofacker. “Não temos condições de frio extremo, porque a chegada da primavera faz com as temperaturas naturalmente aumentem e a umidade tenha uma boa baixa”, reforça o meteorologista da Somar.
Mesmo com o tempo firme, o momento é de alerta para o litoral gaúcho: as rajadas de vento devem se manter na casa dos 60km/h nesta segunda. Isso ocorre devido a uma pista de ventos do mar contra a costa, com aumento da agitação marítima. Este cenário deve seguir nos próximos dias, com a possibilidade de ventos de 80km/h na terça-feira (25).


DOIS IRMÃOS 
– Terça, dia 25: Sol com algumas nuvens. Não chove. 10°C / 25°C
– Quarta, dia 26: Sol com algumas nuvens. Não chove. 12°C / 27°C
– Quinta, dia 27: Sol com algumas nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove. 13°C / 29°C
– Sexta, dia 28: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 14°C / 26°C

(Foto: Octacílio Freitas Dias)

 

 

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela