
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias
O tempo firme, com sol entre poucas nuvens, seguiu predominando no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (24). Isso ocorre devido a uma massa de ar seco que atua sobre o território gaúcho. Segundo os meteorologistas, na metade norte do Estado, está ocorrendo o chamado veranico – quando não há precipitações por quatro ou mais dias seguidos dentro de um período chuvoso em uma determinada área, e, consequentemente, as temperaturas ficam acima das suas médias.
Nesta terça-feira (23), Porto Alegre teve a tarde mais quente desde o dia 30 de abril. Foi registrado na Capital 28,2°C de temperatura máxima às 15h. Já no último dia de abril a máxima alcançada foi de 29,8°C. Nesta quarta, ao menos quatro municípios registraram a máxima do RS, 32°C: Alto Feliz, no Vale do Caí; Novo Tiradentes, no Norte; Pinhal Grande, na Região Central; Quevedos, na Região Central. Apesar do calor em algumas regiões, o amanhecer ainda registrou frio. São José dos Ausentes, na Serra, marcou a menor temperatura do dia: 9°C.
A quinta-feira (25) deve ser parecida com o dia anterior. O tempo seguirá firme e ensolarado em todo o Estado. Nas temperaturas, pouca coisa muda. Mais uma vez, a mínima está prevista para São José dos Ausentes, mas desta vez deve ser 7°C. À tarde, os termômetros de Alto Feliz, no Vale do Caí, e Novo Tiradentes, no norte, marcam a máxima: 32°C. A variação térmica em Dois Irmãos fica entre 13°C e 28°C.
De acordo com a Climatempo, a chuva deve retornar para quase todo o Estado – com exceção da Serra – somente na sexta-feira (26). Ainda assim, a precipitação deve ser isolada e não há previsão de grandes acumulados. Dois Irmãos poderá registrar máxima de 29°C neste dia, mas no fim de semana a temperatura não passa de 19°C.