
Data também marca o início da Campanha da Fraternidade 2020
A Quarta-feira de Cinzas (26) terá celebrações na Igreja Católica. Em Dois Irmãos, a Paróquia São Miguel terá missas com imposição das Cinzas na Igreja Matriz às 16h e às 19h30. Também haverá Celebração da Palavra com imposição das Cinzas às 19h30 nos bairros Travessão, São João, Navegantes, Vale Direito, Vale Verde, Portal da Serra, Bela Vista, Moinho Velho, Primavera e São Miguel. Em Morro Reuter, a Paróquia Imaculada Conceição terá missas em São José do Herval às 18h30, em Picada São Paulo às 19h, na Matriz às 19h30 e em Walachai às 20h. Vale lembrar que Quarta-Feira de Cinzas é dia de jejum e abstinência de carne.
No mesmo dia também tem início a Campanha da Fraternidade 2020, que tem o tema “Fraternidade e Vida” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Esta Campanha, que será realizada em todas as comunidades, paróquias, dioceses, escolas, universidades, grupos, congregações e espaços católicos do Brasil, pretende “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”. Realizada durante a Quaresma, tempo litúrgico em que a Igreja faz um convite mais intenso ao coração dos cristãos à conversão a Cristo e a Deus, a Campanha da Fraternidade no Brasil tem o sentido de auxiliar na busca da transformação e santificação por meio de uma realidade que se apresenta para ser refletida, meditada e rezada.
Os exemplos do Papa Francisco que conclamou a Igreja, logo no início de seu pontificado, a vencer a “globalização da indiferença” e de Santa Dulce dos Pobres, canonizada pelo Santo Padre em outubro de 2019, serão apresentados como sinais da presença samaritana na realidade brasileira.