CAPS passa por remodelação para qualificar atendimentos

23/10/2019
(Fotos: Divulgação / PMDI)

(Fotos: Divulgação / PMDI)

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Dois Irmãos passou por algumas mudanças para qualificar o atendimento aos seus usuários. Desde o início deste mês, a equipe de trabalho conta com novos profissionais: mais um psicólogo e um técnico em enfermagem. O horário de atendimento também mudou, passando a ser em segundas, quintas e sextas-feiras das 8h às 17h, nas terças das 12h às 17h e na quartas das 8h às 20h. Na terça-feira pela manhã, das 8h às 12h, são realizadas as reuniões da equipe.
Segundo a nova coordenadora do CAPS, a psicóloga Luciana Fossi, aproximadamente 400 pessoas são atendidas por mês, recebendo tanto tratamento individual quanto atendimento em grupos terapêuticos e oficinas. “O CAPS acolhe usuários com transtornos mentais e problemas com drogas, estimula sua integração social e familiar, além de apoiar em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento integral no campo da atenção psicossocial”, explica Luciana. A equipe é constituída por uma coordenadora, um psiquiatra, dois psicólogos, uma assistente social, uma enfermeira e um técnico em enfermagem, uma arteterapeuta e uma oficineira em artes plásticas, além da equipe dos profissionais da saúde mental na atenção básica, com atividades de yoga e musicoterapia.
Um dos objetivos do CAPS é aumentar o matriciamento em todas as Unidades Básicas de Saúde. “Queremos que todos os profissionais das unidades estejam capacitados para identificar o perfil de pessoas com sintomas de sofrimento psíquico e que precisam buscar o apoio do CAPS. O primeiro atendimento na UBS é importante, pois esses profissionais conseguem fazer o mapeamento para que a gente consiga criar estratégias de prevenção”, conclui Luciana. O CAPS Dois Irmãos fica na Rua Catharina Rausch, 74, bairro Industrial. Mais informações pelo telefone (51) 3564-8874.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela