Octacílio mantém olhar aguçado e paixão pela fotografia na quarentena

22/05/2020
Ele segue as orientações de isolamento, mas sem desgrudar da câmera

Ele segue as orientações de isolamento, mas sem desgrudar da câmera

Um dos passatempos de Octacílio Freitas Dias, 82 anos, que é fotógrafo aposentado, é andar pela cidade onde mora, Dois Irmãos, e registrar flores, pássaros e cenas do dia a dia, imagens bem diferentes daqueles feitas ao longo da carreira nos jornais Última Hora, Jornal do Comércio e Correio do Povo, e nos mais de 30 anos dedicados ao setor de comunicação da prefeitura de Porto Alegre.
Mesmo diante dos efeitos do isolamento, o olhar aguçado e a paixão pela fotografia mantiveram a câmera fotográfica ativa. Desde o início da quarentena, seu Octacílio captou mais de 600 imagens, entre elas, muitas de pássaros, nos fazendo lembrar de uma liberdade hoje cerceada para humanos. “Tiro as fotos de dentro do quintal de casa, da calçada ou de dentro do carro mesmo, quando levo a Leila [Santos, sua esposa] no mercado, por exemplo”, conta ele.
Além da fotografia, Octacílio também arregaçou as mangas e aproveitou o tempo ocioso para organizar alguns espaços da casa. “Nos primeiros dias, limpei a garagem, tirei uma tonelada de lixo (risos), reorganizei tudo — os móveis, minhas ferramentas”, conta ele, que também se ocupa fazendo caminhadas pelo pátio, conversando com os vizinhos pela grade e cuidando do jardim. “Até do muro do vizinho, coberto por uma trepadeira, eu cuidei”, conta, orgulhoso.
Morando sozinhos, Octacílio e Leila contam com a ajuda de vizinhos para realizar compras nos supermercados. “Estão sendo muito atenciosos conosco”, agradece.


Na galeria abaixo, confira algumas das suas fotos na quarentena:


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela