23ª Kartoffelfest aguarda visitantes com oito dias de programação

22/04/2022
Visita no JDI: Lucas Molling, 1ª Princesa Alana Schneck, Maria Miguelina Kaefer, Rainha Franciele Scholles Braun e Marcos César Stoffel

Visita no JDI: Lucas Molling, 1ª Princesa Alana Schneck, Maria Miguelina Kaefer, Rainha Franciele Scholles Braun e Marcos César Stoffel

Aos poucos, o clima da Kartoffelfest se espalha pelo município de Santa Maria do Herval. Realizada pela Associação Cultural Teewald, com o apoio da administração municipal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Emater, a 23ª edição da tradicional Festa da Batata promete animar moradores e visitantes a partir de 12 de maio, dia em que o município completa 34 anos de emancipação. A festa segue também nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de maio, com entrada gratuita sempre nas quintas e sextas-feiras.

Atração na área central da cidade, a Kartoffelfest contará com mais de 30 atrações culturais, entre elas apresentações da Orquestra de Sopros Teewald e do Grupo Folclórico Teewald e shows de bandas como Brilha Som, Nave Som, Only One, Rainha Musical, Tuga e Banda, Baila Baila, Os Atuais, Musical Festerê e Mercosul. Com atrações de quinta a domingo, a festa contará também com Feira de Indústria e Comércio, Exposição de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, parque de diversões e tendas com produtos coloniais, artesanato e comercialização de batata direto do produtor, além de muita comida típica, enaltecendo as delícias da culinária alemã. Neste ano, mais de 90% dos expositores do setor alimentício são da cidade.

Após dois anos sem evento em razão da pandemia, a expectativa é retomar a Festa da Batata com grande público. De acordo com o secretário de Turismo da cidade e voluntário na organização do evento, Marcos César Stoffel, a receptividade nas ruas vem surpreendendo os organizadores. “As pessoas estão nos perguntando sobre a programação, solicitando folders de divulgação. Muitos também nos pedem sugestões sobre lugares para ficar”, diz ele, comentando que em Santa Maria do Herval os locais para estadia já estão lotados. A expectativa é superar o público de 2019, que foi de mais de 40 mil pessoas. O número equivale a seis vezes a população da cidade. “Estamos preparando tudo com muito carinho”, reforça Marcos.

Presidente da Associação Cultural Teewald desde 2015, Maria Miguelina Kaefer também vive a expectativa da edição pós-pandemia. “Cada edição é um desafio, e desta vez ele é ainda maior. Após dois anos de pandemia, não fazemos ideia de como será”, diz ela, ressaltando, porém, a felicidade em ver mais uma Kartoffelfest tomando o centro de Herval. A montagem da estrutura iniciou na terça-feira (19). De acordo com o secretário Marcos, o objetivo é de que ela esteja 90% finalizada até o dia 30 de abril.

Mais informações sobre a 23ª Kartoffelfest podem ser conferidas no Instragram (@festadabatata), no Facebook (@kartoffelfestsantamariadoherval e Associação Cultural Teewald), pelo e-mail turismo@santamariadoherval.rs.gov.br ou ainda pelo telefone (51) 3567-1001 (7h às 13h).

 

Soberanas divulgam festa na região

Desde março, as soberanas estão divulgando a 23ª Kartoffelfest em eventos e meios de comunicação da região, além das redes sociais. Segundo elas, o público está ansioso por mais uma edição e perguntando sobre a programação. “Muitos relembram edições anteriores e já entram no clima da festa”, diz a 1ª Princesa Alana Schneck, convidando a todos a prestigiar as atrações deste ano.

No ano de despedida, a Rainha Franciele Scholles Braun destaca o orgulho em poder representar o município desde 2020. Segundo ela, a corte se despede em 31 de dezembro deste ano.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela