“Venho com espírito de irmão”, diz novo bispo Dom João Francisco Salm

21/01/2022
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

O novo bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, chegou à região no final da tarde de quarta-feira (19), e na manhã desta quinta (20) concedeu uma entrevista coletiva na sacristia da Catedral São Luiz Gonzaga. Dom João tem 69 anos e estava à frente da Diocese de Tubarão (SC).

– Venho com espírito de irmão. Sei que o bispo é esperado como pai, mas eu quero ser muito fraterno, dentro daquele espírito tão bonito de Igreja, de nos sentirmos todos, pelo batismo, iguais diante de Deus. Temos diferenças nas nossas missões, na nossa função, que cada um deve assumir com responsabilidade, mas sabendo que nós somos, diante de Deus, igualmente filhos e filhas que ele ama com amor radical, como alguns dizem ‘com amor louco’ em Jesus. Juntos, devemos querer viver isso entre nós de forma muito concreta, corajosa e empenhada – declarou ele, em uma das suas primeiras manifestações.

A posse oficial de Dom João, o quinto bispo diocesano de Novo Hamburgo, deve acontecer no dia 27 de março, às 15h, na Catedral São Luiz. Ele assume o lugar de Dom Zeno Hastenteufel, que completou 75 anos em 2021 e, pelo Código do Direito Canônico, teve que apresentar sua renúncia ao Vaticano. Pelas redes sociais, Dom Zeno transmitiu uma mensagem aos diocesanos, por ocasião do anúncio do novo bispo.

– Coloquem muita confiança neste novo bispo. Acolham-no com muita alegria, procurem se preparar bem para estar na posse, para mostrar e manifestar a Dom João o mesmo entusiasmo que mostraram a 15 anos atrás, quando eu tomava posse aqui na diocese. Eu, pessoalmente, quero desejar a Dom João um belo episcopado, um belo trabalho, e que nós possamos estar lado a lado. Qualquer coisa que precisar, sempre estou à disposição. Foi, para mim, uma surpresa agradável a sua nomeação.


Dom Zeno


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela