Agência de Dois Irmãos diz que colaboradores seguem trabalhando normalmente

20/08/2020
São 19 trabalhadores no município

São 19 trabalhadores no município

Iniciada na noite de terça-feira, dia 17, a greve dos Correios segue ocorrendo em todo o Brasil, por tempo indeterminado. Em Dois Irmãos, porém, segundo informações da própria agência, todos os 19 trabalhadores (14 carteiros e 5 responsáveis pelo atendimento na sede) seguiam trabalhando normalmente até a manhã desta quinta, dia 20. A agência afirmou, também, que não havia qualquer sinalização de adesão à greve no município.
De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), a greve ocorre em protesto contra a retirada de direitos, a privatização da empresa e a ausência de medidas para proteger os empregados durante a pandemia do coronavírus. Conforme a entidade, 70 cláusulas com direitos foram retiradas, como 30% do adicional de risco, vale-alimentação, licença-maternidade de 180 dias, auxílio-creche, indenização por morte e auxílio para filhos com necessidades especiais, além de pagamentos como adicional noturno e horas extras. 
Em contraponto, os Correios defendem que “nenhum direito foi retirado, apenas foram adequados os benefícios que extrapolavam a CLT e outras legislações, de modo a alinhar a estatal ao que é praticado no mercado”, se referindo, por exemplo, ao Vale Cultura e ao Vale Extra, benefícios que segundo eles não são cobertos pela CLT, mas pagos a cada empregado. Os Corrreios alegaram que “se veem obrigados a zelar pelo reequilíbrio do caixa financeiro da empresa. Em parte, isso significa repensar a concessão de benefícios que extrapolem a prática de mercado e a legislação vigente”.
Segundo a Fentect, pelo menos 70% dos trabalhadores aderiram à greve no país. Já os Correios alegam que seguem operando com 83% dos empregados e que os serviços não estão prejudicados. Atualmente, a estatal conta com 99 mil trabalhadores. 



 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela