Semana começa com sol e temperaturas altas no Rio Grande do Sul

20/07/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

O veranico de julho deve continuar nesta semana. Segundo a Somar Meteorologia, os próximos dias devem ter temperaturas dignas de verão em pleno inverno, logo após frio bater recorde no Estado. É o resultado de um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico, que impede o avanço de novas frentes frias. “Às vezes, o frio pode ficar preso mais ao sul da América do Sul, devido a formação de bloqueios atmosféricos, o que deixa a Região Sul mais quente e seca do que o normal, como estamos vivendo agora”, explica a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar. Ela ainda destaca que os “veranicos” já são um fenômeno esperado no país, uma vez que ocorrem com certa frequência nas regiões Sul e Sudeste. “Quando essa situação (de altas temperaturas) persiste por quatro ou mais dias, com ausência de chuva, é chamada de veranico, além de atender a outros parâmetros, para o Rio Grande do Sul, como temperaturas máximas acima de 25°C e temperaturas mínimas acima dos 12°C. E ventos fracos e sem nebulosidade, céu aberto”, destaca. Assim, os gaúchos podem esperar dias ensolarados, com poucas nuvens, e sensação de bastante calor. Os ventos, que sopram do quadrante norte, auxiliam a rápida elevação das temperaturas. A umidade, no entanto, presente nos últimos dias, deve cair consideravelmente a partir de segunda-feira. Nas regiões Noroeste, Centro e Oeste, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%, o que representa um risco à saúde. A recomendação é que a população esteja atenta à proteção solar e hidratação, nestes locais.
O tempo firme segue na terça e na quarta-feira, com a passagens de algumas nuvens altas no decorrer dos dias, mas sem chances de chuva ou grandes ventos. A expectativa é de nevoeiro ao amanhecer, principalmente no nordeste do RS, mas eles devem se dissipar ao longo da manhã, dando lugar ao sol e ao calor. Apenas a partir da quinta-feira a chuva deve retornar ao Rio Grande do Sul e, junto a ela, temperaturas mais baixas, graças ao enfraquecimento do bloqueio atmosférico.


DOIS IRMÃOS (Site Climatempo) 
– Terça, dia 21: Sol com algumas nuvens. Não chove. 13° / 27°C
– Quarta, dia 22: Sol com algumas nuvens. Não chove. 13° / 28°C
– Quinta, dia 23: Sol e muitas nuvens à tarde. À noite ocorrem pancadas de chuva. 15° / 29°C
– Sexta, dia 24: Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 7° / 20°C


(Foto: Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela