
(Fotos: Divulgação)
A promoção da inclusão da terceira idade no meio digital aumenta o seu bem-estar, pois facilita a interação com os familiares e amigos, e ocupa seu tempo livre mantendo-os ativos. É isso que o Projeto Idoso Digital, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Dois Irmãos em parceria com o Colégio Imaculada Conceição, busca proporcionar.
As aulas são didáticas, focam na prática e relação com as necessidades e vivências do cotidiano dos alunos, apresentando-lhes as interfaces, ferramentas e funções para navegação nos aparelhos celulares e na internet, focando em aplicativos de mensagens (WhatsApp) e redes sociais (Facebook e Instagram), além da segurança nestes ambientes. A professora do projeto, Fabiane Schmitt, é licenciada em Computação e especialista em Mídias na Educação e Gerontologia Social, e conta que dentro dos conteúdos pretende trabalhar também questões relativas ao desenvolvimento pessoal e envelhecimento humano saudável.
O participante Cláudio Boufler, 77 anos, conta que já queria participar do curso, incentivado pelos filhos inclusive, e conseguiu fazê-lo graças a ampliação do projeto com a abertura de nova turma em horário alternativo. “Eu uso o celular, mas às vezes fico inseguro por não saber usar tudo”, ressalta. Gerta Boll, 65 anos, participa pelo segundo ano consecutivo. “As aulas são muito interessantes, sempre se aprende algo novo, já que a tecnologia está em constante avanço”, comenta ela.