Centro de Convenções receberá nome de José Victor Rausch

18/09/2019
Espaço foi inaugurado no último dia 10

Espaço foi inaugurado no último dia 10

Foi aprovado na sessão de segunda-feira (16), por unanimidade, o projeto de Lei Legislativo 14/2019, que dá nome ao recém-inaugurado Centro de Convenções de Dois Irmãos, localizado no bairro Primavera. O espaço será denominado Centro de Convenções José Victor Rausch, numa homenagem ao presidente da Comissão Emancipadora. A obra foi inaugurada no último dia 10, quando Dois Irmãos completou 60 anos de emancipação.
O projeto é uma iniciativa do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Fink (MDB). “O homenageado teve participação importante na vida do município, tendo feito parte da Comissão Emancipadora. Também foi eleito vereador na primeira eleição de Dois Irmãos, em 1959, além de ter atuado em diversos outros cargos públicos”, justificou.


QUEM FOI O HOMENAGEADO
José Victor Rausch nasceu em Dois Irmãos no dia 7 de dezembro de 1922. Filho de Nicolau Rausch e Catharina Rausch, casou-se com Genny Therezinha Rausch e teve cinco filhos: Vera Maria, Bernadete, Victor Luiz, César Augusto e Maria Inês. Ele formou-se contador em 1944, na Escola Técnica de Comércio Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre. Em 24 de agosto de 1946, foi nomeado Escrivão Distrital, cargo que mais tarde passou a denominar-se Tabelião e o qual exerceu até julho de 1992, quando se aposentou. 
Entre 1945 e 1946, foi Sub-Prefeito e Sub-Delegado do 4º distrito de São Leopoldo. Depois, em 1959, presidiu a Comissão Emancipadora de Dois Irmãos. Destacou-se pelo trabalho desenvolvido pela emancipação, tendo em vista as enormes dificuldades encontradas em virtude da oposição de algumas pessoas do próprio município e da prefeitura do município-mãe. Neste mesmo ano, foi eleito o vereador mais votado na primeira eleição do município, com 223 votos, pelo Partido Libertador. 
José Victor sempre teve grande envolvimento na vida comunitária. Foi um dos fundadores do CCE Vila Rosa, em 1957, tendo sido presidente por diversas vezes, e por mais de 25 anos atuou como Cônsul do Sport Club Internacional em Dois Irmãos. Foi nomeado Preparador Eleitoral em 1974, cargo que exerceu por diversos anos. 
Além disso, foi sócio-fundador e presidente do Lions Clube Dois Irmãos e atuou como recenseador em 1950, quando realizou-se o 6º Recenseamento Geral do Brasil, pelo IBGE. Em 6 de setembro de 1984, foi agraciado com a Medalha do Mérito Dois Irmãos, classe Ouro, pelos relevantes serviços prestados ao município. Faleceu no dia 31 de janeiro de 1993.


Genny e Victor Rausch

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela