
(Foto: Divulgação / PMDI)
O Departamento de Agricultura de Dois Irmãos disponibiliza um médico veterinário para realizar a vacina de brucelose nas propriedades rurais do município. O atendimento é feito mediante pedido de protocolo. A vacina é feita, obrigatoriamente, em bovinos e búfalos fêmeas de 3 a 8 meses. Além da vacina, os animais recebem a marcação correspondente à vacinação.
O veterinário Jônatas Breunig destaca que a prefeitura disponibiliza o profissional, mas cada produtor é responsável pela compra da vacina. “O valor da vacina é pequeno. O que custa caro para o agricultor é o profissional para fazer a vacinação. Através da prefeitura, esse serviço é gratuito”, explica Jônatas. Neste ano, 19 produtores rurais já solicitaram o serviço, totalizando 52 animais vacinados. Em 2021, foram 50 animais.
O Departamento de Agricultura informa ainda que os testes de diagnóstico de brucelose e tuberculose são 100% gratuitos para os agricultores do município, sendo custeados pela administração. Este ano, já foram solicitados testes para mais de 400 bovinos. Os pedidos também são feitos através de protocolo no Setor de Protocolos na sede da prefeitura ou de forma online pelo Portal do Cidadão (https://doisirmaos.atende.net/).