
(Foto: Divulgação / PMMR)
A prefeitura de Morro Reuter está atenta à gripe aviária e intensifica as medidas de prevenção da doença por meio de divulgação de informações aos produtores do município. A doença viral é altamente contagiosa e afeta aves domésticas e silvestres, podendo atingir também o homem. Em caso de dúvidas, a orientação é entrar em contato com o Serviço de Inspeção Municipal pelo telefone (51) 3569-1454, ramal 209.
O produtor deve observar se as aves do seu plantel apresentam os seguintes sintomas: dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.
Dicas para o produtor
- Coloque telas nos galpões e faça sempre a manutenção.
- Mantenha as aves em local fechado (galinheiro) com comedouros, bebedouros, poleiros e ninhos de fácil higienização.
- Evite árvores frutíferas e plantações de cereais próximo à criação.
- Mantenha a área em volta dos piquetes sempre limpa e livre de entulhos para servir de abrigo a roedores e outras pragas.
- A criação deve ser de apenas uma espécie de ave, evitando a criação de patos, marrecos, perus dentro ou próximo do galinheiro.
- Realizar o tratamento adequado dos dejetos antes de usá-los como adubo, principalmente em situações de doenças no lote. (Fonte: Ministério da Agricultura)