
Inicialmente, serão beneficiados 15 animais de nove famílias
Uma cena que infelizmente tem se tornado cada vez mais frequente em Dois Irmãos é a de animais abandonados na rua. A Associação Amigos dos Animais, que abriga cães de rua, atualmente está com lotação máxima. Com esse impasse, veio a demanda da associação e da própria comunidade para que uma ação efetiva fosse tomada.
Nesta terça-feira (17), teve início oficialmente o projeto de castração gratuita de cães e gatos no município. A verba de 60 mil é proveniente de um recurso federal, sendo o projeto criado pelo Poder Executivo. A castração é para cães e gatos, tanto machos quanto fêmeas, de todos os portes. Está incluso gratuitamente: microchipagem, castração, atendimento pós-cirúrgico, medicação antimicrobiana, analgésicos, anti-inflamatório e transporte do animal até a clínica. As primeiras castrações foram selecionadas pela assistência social, para famílias de baixa renda com animais em casa. Neste primeiro momento, foram beneficiados 15 animais de nove famílias em situação de vulnerabilidade social. Para solicitar a castração gratuita, é preciso fazer um cadastro no Cadúnico, na assistência social. Quem possui o cadastro também deve realizar a solicitação através da assistência social. Em breve serão recolhidos os primeiros animais de rua para castração.
O vereador Ederson Bueno (MDB) frisa que o projeto isenta o tutor de custos, viabilizando uma castração de qualidade para os animais com donos sem condições financeiras de fazerem o procedimento de forma particular. “É importante ressaltar que não é só castração, mas todo o atendimento pós-operatório também, com todos os medicamentos e tudo incluso”, diz ele. Além da castração, o microchip implantado irá conter os dados dos donos, o que pode auxiliar na penalização em caso de abandono ou maus tratos. A castração acessível para famílias de baixa renda, somada a microchipagem, é uma iniciativa capaz de reduzir significativamente, no médio prazo, o sofrimento de cães e gatos, além de aliviar a alta demanda da associação.
(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)