
Membros do COMPEDI durante a ação educativa que ocorreu no dia 6 de agosto: Dorival Ellwanger, Marcia Machado, Débora Weber, Marceli Marschall e Amanda Favarin
Alusivas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre oficialmente de 21 a 27 de agosto, atividades estão sendo promovidas pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Dois Irmãos (COMPEDI).
No último dia 6, membros do conselho realizaram uma ação educativa nas principais avenidas da cidade, distribuindo materiais com informações sobre o que é o COMPEDI e seus objetivos, reforçando que a entidade busca discutir e promover ações voltadas a melhoria da qualidade de vida da Pessoa Com Deficiência (PCD).
Além desta, outra ação ocorre no dia 27 de agosto, na Praça do Imigrante. Neste dia, haverá danças de inclusão, exposição e venda de artesanatos da APAE de Dois Irmãos, oficina de braile com o professor Dorival Ellwanger e oficina de libras com os professores Jefferson Batista Glaser de Souza e Patricia Fagundes de Deus, além do circuito inclusivo “E Se Fosse Comigo”. “Queremos que cada um reflita sobre esta frase, ‘E se fosse comigo?’, que se torne empático com a situação vivida por tantas pessoas que nos cercam com suas limitações e muitas vezes nem nos damos conta. Para tanto, desafiamos a cada um que participe do nosso pequeno roteiro de sensibilização das deficiências, que compõe o uso de tala de imobilização e uso de muleta, cadeira de rodas, supressão da visão e em outro momento a subtração de outros sentidos para desenvolver outros”, destaca o vice-presidente do COMPEDI, Everton Fritsch, convidando a comunidade para prestigiar o evento. Segundo ele, o circuito tem duração de aproximadamente 20 minutos e pode ser realizado por pessoas de todas as idades.
Programação – 27 de agosto
14h - Abertura oficial do evento
14h30 - Grupo de Dança Alemã da APAE de Dois Irmãos
15h - Apresentação de Gabriel Benhur Schuck (músico e tecladista)
15h15- DTG Porteira Aberta- Dois Irmãos com a Invernada Juvenil e Mirim
16h10 - Apresentação Gabriel Benhur Schuck (músico e tecladista)
16h40- Circuito Inclusivo “E SE FOSSE COMIGO?”
17h30- Encerramento do evento
Acompanhe o COMPEDI nas redes sociais
Informações e ações do COMPEDI podem ser acompanhadas nas redes sociais do Conselho, que conta com páginas no Facebook (@ecompedi) e Instagram (@com.pedi). Mais informações também podem ser obtidas através do WhatsApp (51) 9 9783-6314.