Hospital Veterinário Feevale começa a ser construído nos próximos dias

15/10/2020
Fonte: Feevale

Fonte: Feevale

Terá início nos próximos dias, no município de Campo Bom, a construção do Hospital Veterinário Feevale. O prédio será erguido em um lote de 7.544,44 m², doado pela Prefeitura e localizado na Alameda da Inovação, no Câmpus III da Universidade Feevale. O investimento da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Instituição, será de R$ 22 milhões.  
O Hospital será destinado às aulas práticas de Medicina Veterinária, curso que foi implantado na Feevale no segundo semestre de 2018. A operação dessa unidade hospitalar beneficiará a comunidade local, por meio de exames laboratoriais e atendimentos a animais de pequeno, médio e grande porte. A obra será composta por duas edificações, com área total construída de 4.117,35 m² e conclusão prevista para março de 2021.  Haverá espaços para atividades práticas do curso de Medicina Veterinária e atendimentos hospitalares, como consultórios, ala de internação, diagnóstico por imagem, recepção, triagem, bloco cirúrgico, ala de oncologia e fisioterapia, entre outros.  
O Bloco 1, com 2.605,28 m², terá dois pavimentos, destinados ao atendimento de animais de pequeno porte. Ainda contará com salas de aula e laboratórios específicos do curso. O Bloco 2, com área de 1.512,07 m², também terá dois pavimentos e será voltado ao atendimento de animais de grande porte. Ainda estão previstos espaços de convivência ao ar livre e de descanso para os acadêmicos e professores, como cafeteria e dormitório para os alunos residentes. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela arquiteta Karen Kussler e equipe do Núcleo de Arquitetura da Feevale, com colaboração da empresa Technique Engenharia, e o projeto paisagístico é de Bruno Johann.   


Expansão do Câmpus III 
O presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso, ressalta que, nesses tempos de pandemia, a entidade, que é mantenedora da Universidade Feevale, vem dando uma resposta positiva e significativa para o enfrentamento da crise. “Apesar desse difícil cenário, a nossa instituição se mantém a serviço da comunidade, sempre comprometida em cumprir com a sua missão”, afirma.  
Segundo Cardoso, com o início da construção do Hospital Veterinário Feevale, a Aspeur novamente coloca em prática a sua vocação empreendedora e comunitária. “A iniciativa é fundamental para incrementar o Câmpus III em Campo Bom e para o projeto pedagógico do curso de Medicina Veterinária. Também contribui para o desenvolvimento da educação, da pesquisa e da inovação, bem como para o atendimento das demandas e finalidades institucionais da Aspeur/Feevale junto à sociedade e à região” – justifica – “Somente com educação de qualidade entregaremos, para o mercado de trabalho, profissionais capazes de mudar os rumos e o futuro de nosso país. E a Aspeur/Feevale e o município de Campo Bom caminham juntos na busca desse objetivo”.  
O reitor Cleber Prodanov destaca que o Hospital fortalecerá o Câmpus III e contribuirá para o desenvolvimento do Feevale Techpark, pois o espaço, por estar incorporado tanto ao parque tecnológico quanto ao câmpus, poderá dialogar com as empresas da área da saúde ali instaladas. “A expansão da Universidade é muito qualificada e dirigida para algumas áreas, especialmente as tecnológicas e as relacionadas à Medicina Veterinária e à Engenharia Biomédica”, diz ele, acrescentando que o Hospital será, além de um espaço de ensino, um centro de serviços especializados e um local de pesquisa e desenvolvimento de produtos.  
Na opinião do prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, o Hospital vai colocar o município e a região num patamar diferenciado. “Ficamos muito felizes pela construção desse hospital e pelo fato de a Feevale estar cada vez mais forte em Campo Bom. Vamos ter um espaço de última geração e a parceria também vai reverter em serviços prestados para os animais de rua da nossa cidade”, enfatiza.   
O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fernando Spilki, lembra que a obra segue as normativas do Conselho Regional de Medicina Veterinária e da Vigilância Sanitária Estadual. “Além de ser uma estrutura indispensável à formação de nossos alunos e um novo polo de serviços de referência para os animais na região do Vale do Sinos, o Hospital será um espaço para investigação científica e inovação em saúde animal e humana”, diz ele.  


Alguns espaços do Hospital
- Laboratório de Bioquímica e Hematologia
- Laboratório de Microbiologia
- Laboratório de Bromatologia e Inspeção de Alimentos
- Laboratório de Reprodução Animal
- Laboratório de Patologia                                                            
- Biotério
- Serviço de Diagnóstico por Imagem
- Salas de Atendimento
- Salas Cirúrgicas para Grandes e Pequenos Animais
- Internação de Grandes e Pequenos Animais
- Oncoterapia
- Reabilitação Animal


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela