Guarda de Honra segue para Tenente Portela em busca de centelha da Chama Crioula

15/08/2019
Vivendo o tradicionalismo há mais de 20 anos, há nove Amarelo participa da Cavalgada da Chama Crioula e desde 2016 ao lado do cavalo Trovão

Vivendo o tradicionalismo há mais de 20 anos, há nove Amarelo participa da Cavalgada da Chama Crioula e desde 2016 ao lado do cavalo Trovão

Abrindo os festejos farroupilhas no Rio Grande do Sul, ocorre nesta sexta e sábado, dias 16 e 17 de agosto, a 72ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Estado, em Tenente Portela. Formada por treze cavaleiros, a Guarda de Honra da 30ª Região Tradicionalista (30ª RT), a qual pertence os municípios de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval, partiu na madrugada desta quinta, dia 15, para participar do evento. A ida foi de carro, mas a volta será a cavalo. 
Maior símbolo do tradicionalismo gaúcho, a geração da Chama Crioula será na sexta, às 9h, na Praça Tenente Portela. Logo depois, será conduzida pela Ordem dos Cavaleiros do Estado (Orcave) até o parque Águas de Moconá, onde no sábado, também a partir das 9h, será distribuída a centelha do fogo aos cerca de mil cavaleiros das trinta Regiões Tradicionalistas. 
De lá, a Guarda de Honra inicia o trajeto de volta para casa. De acordo com Cesar Luis Barbosa, popular Amarelo, da ACTG Portal da Serra, de Dois Irmãos, que atualmente também é vice-presidente da Orcave, serão 590 quilômetros sobre o lombo do cavalo, passando por cidades como Irapuã, Palmeira das Missões, Carazinho, Ernestina, Santa Terezinha, Arvorezinha, Anta Gorda, Muçum, Imigrante, Brochier, Montenegro, Lindolfo Collor, Dois Irmãos e, finalmente, Sapiranga, destino final da cavalgada. 
Há nove anos participando da cavalgada da Chama Crioula, Amarelo destaca o orgulho que é carregar o fogo que simboliza a força do povo gaúcho e as amizades que surgem a cada ano. “É o momento onde temos a oportunidade de rever amigos de todo o Estado, de fazer novas amizades”, completou. A chegada está prevista para o início de setembro. Já no dia 14, ocorre a distribuição da centelha da chama aos doze municípios da 30ª RT. A cerimônia será no Parque do Imigrante, às 9h.  


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela