
Com canil lotado, muitos deles estão sendo alimentados nos locais onde foram largados
Problema constante em Dois Irmãos, o abandono de cães ainda é uma das maiores preocupações da Associação Amigos dos Animais. De acordo com a voluntária Vera Sbroglio, só entre o período de Natal e Ano Novo, mais de 20 cães foram abandonados na cidade.
Os abandonos, segundo Vera, ocorreram em locais ermos, com pouca circulação de pessoas e veículos. “Registramos abandono na beira de arroios, estradas mais afastadas”, diz ela, contando que entre os animais estão desde filhotes até adultos. “Em um dos bairros, largaram uma caixa cheia de filhotes”, conta ela, indignada com a situação.
Localizado na Picada Verão, o canil da Associação está superlotado. Atualmente, são mais de 100 cães no local. Diante disso, a entidade precisou arranjar outras maneiras para cuidar dos animais recolhidos recentemente. “Alguns estão sendo alimentados no local do abandono, justamente pela falta de espaço”, lamenta Vera.
Mais cães foram abandonados nesta quarta
Indignada, a voluntária Vera relatou que, nesta quarta-feira (13), mais cães foram abandonados na cidade. Uma fêmea da raça Dogue Alemão foi deixada na Estrada Sapiranga, extremamente debilitada. Horas depois, ela já foi adotada por moradores de outro município. Segundo ela, pelo menos outros cinco cães idosos foram largados no município. Um deles acabou atropelado, dois fugiram, um está próximo da ponte do Rio Feitoria e dois já foram resgatados pela Associação.