Dra. Ieda Weber da Silva está completando 30 anos de profissão

13/08/2022
Ieda com a filha e sócia Daniele

Ieda com a filha e sócia Daniele

A advogada Ieda Maria Weber da Silva iniciou sua carreira em agosto de 1992, e, desde 2009, trabalha em sociedade com a filha, a Dra. Daniele Weber Leal. Em entrevista ao Jornal Dois Irmãos, ela fala sobre os 30 anos de profissão. Confira!

 

O que despertou o seu interesse pela profissão de advogada? Em que trabalhava antes de exercer a profissão?

Dra. Ieda- Meu pai, Plinio Weber, era professor e advogado, tendo ali iniciado meu interesse pela profissão. Como eu era muito jovem na época de prestar Vestibular, fiquei em dúvida sobre qual curso escolher, mas sempre gostei do Direito. Como esse Curso abrange muitas áreas em termos de cultura, optei por ele, e nunca me arrependi. Amo minha profissão. Antes de ser advogada eu trabalhava no comércio.

 

Em quais áreas do Direito atua?             

Dra. Ieda- Nosso escritório atua em várias áreas do Direito, mas principalmente na área do Direito de Família e Sucessões: Ações de divórcio, Dissolução de União Estável, Alimentos, Guarda de Menores, Inventários, Tutela, Curatela, etc. Também atuamos em áreas como Previdência e Justiça do Trabalho, onde temos parcerias com outras colegas.

 

Quais os principais desafios enfrentados por você ao longo destes 30 anos de profissão?       

Dra. Ieda- O maior desafio enfrentado por mim nesses 30 anos de profissão, foi controlar minha ansiedade frente à lentidão do Judiciário, em razão do acúmulo de processos, que exige um enorme esforço pessoal para bem atender os clientes, que querem agilidade. E meu maior desafio profissional foi conseguir concluir uma adoção internacional, que era algo novo na época, principalmente para mim, que era jovem e estava no início da carreira de advogada.

 

Quais os principais desafios enfrentados pela mulher advogada no nosso país?           

Dra. Ieda- Os principais desafios enfrentados por mim, e as mulheres em geral, é provar que somos tão, ou mais eficientes, que os colegas homens. Muitos questionam nossa capacidade profissional, e isso é estressante, termos que provar que somos ótimas profissionais o tempo todo.

 

O que mais mudou na sua área desde que começou?

Dra. Ieda- O que mais mudou na nossa área nesses últimos anos foi a alteração dos processos físicos para os virtuais. Hoje em dia todos os processos novos são eletrônicos, e os antigos estão sendo digitalizados, o que é muito bom, porque assim agiliza o andamento.

 

Você é realizada profissionalmente?

Dra. Ieda- Tanto eu como minha filha, e sócia, somos realizadas profissionalmente, amamos nosso trabalho, e não nos vemos exercendo outra profissão.

 

Para você, qual a importância do profissional de Direito na sociedade?

Dra. Ieda- O profissional do Direito é aquele que utiliza seu conhecimento para ajudar as pessoas a defenderem seus direitos junto ao Poder Judiciário, seja corrigindo injustiças, ou alcançando seus objetivos, quando os mesmos se veem prejudicados em alguma situação.  


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela