Chuva traz alívio, mas população precisa continuar economizando água

13/05/2020
Arroio Feitoria voltou a subir

Arroio Feitoria voltou a subir

A chuva que finalmente retornou com maior intensidade no início desta semana é motivo de grande comemoração. Nesta quarta-feira, o gestor da Unidade da Corsan em Dois Irmãos, Oneide Castro, postou um vídeo em suas redes sociais com uma frase que resume a ansiedade do momento e a volta da esperança: “O Arroio Feitoria vive!”.
– Essa chuva veio trazer alívio para toda a comunidade, mas não quer dizer que resolveu o problema. Pelo que tem sido noticiado, a previsão é que só vai normalizar em agosto. Até que se prove o contrário, temos que acreditar nas previsões – comenta.
O serviço dos caminhões que estavam trazendo água diariamente para Dois Irmãos, nas últimas semanas, foi suspenso pelo menos por ora. Nos dias de maior atividade, a estação de tratamento da Corsan recebia até 28 cargas de água, num total de 840 mil litros.
– Dispensamos o serviço após analisar o nível do rio e conversar com técnicos. Mas isso não significa que não poderemos precisar novamente. O nível do Arroio Feitoria está em 94 centímetros, o que é um nível aceitável. Desde ontem, a captação está normal, não estamos mais usando motor para tirar água do rio. No pior momento da estiagem, o rio secou. A Corsan teve que realizar ações para manter o nível entre 10 e 15 centímetros – conta Oneide.
Por isso, é importante que todos sigam evitando o desperdício de água.
– Não dá para afrouxar, pois não sabemos do amanhã. Este momento trouxe uma lição para todos nós. A natureza puxa nossas orelhas quando não cuidamos dela. A água é um bem finito, custa caro e não pode ser desperdiçada. Seja no inverno ou no verão, com chuva ou sem chuva, é preciso ter um consumo consciente – conclui o gestor da Corsan.


PRODUTORES RURAIS COMEMORAM


Alcindo Berlitz / Produtor rural (Travessão Rübenich)
– Meu Deus do céu! Ajudo muito, pois estava tudo morrendo. Pelo menos se vê água no solo de novo e os açudes começam a reagir. Agora a gente vê o que morreu e o que não morreu, o que ainda dá para salvar. Pode ser que falte algum produto mais adiante, pois durante mais de um mês a gente não conseguiu plantar nada. Até aqui choveu 65 milímetros, o que é uma chuva boa. Para semana que vem, tem previsão de mais chuva. A partir de agora, os dias estão ficando mais curtos e as noites mais longas, e o sol também já não tem mais tanta força.


Cláudio Falkoski / Produtor rural (Travessão Rübenich)
– Para a plantação, ajudou bastante. Aqui, deu mais de 65 milímetros de chuva. Aos poucos, também já está gerando água nos açudes. Se chover mais uns 20 ou 30 milímetros, é capaz de normalizar os açudes. O bom é que a chuva veio calminha, sem temporal.


Amadeo e Leonice Rossa / Produtores de leite (Estrada Campo Bom)
– A chuva que veio ajudou, pois deu um pouco de água e melhorou a plantação. A grama começou a brotar de novo. As vacas começam a comer pasto novo e assim melhora a produção de leite. No entanto, para resolver, tinha que dar uns 200, 300 milímetros de chuva, mas também não dá para pedir tudo de vez. A situação tem que ser analisada de semana em semana, não vai ser tão rápido.


Marcelino Fonseca / Piscicultor (Vila Rosa)
– Já deu uma boa aliviada e entrou um pouco de água nos açudes, mas não resolve a situação. Para repor todos os nossos açudes, seria preciso chover cerca de 200 milímetros ao longo dos próximos dias. O que choveu até agora foi muito para o lençol (freático), não foi uma chuva de escorrer água, de dar volume. Ela penetrou bastante porque o solo estava muito seco.



Antes da chuva, Arroio Feitoria vinha padecendo


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela