Motoristas devem ficar atentos ao prazo para realização do exame toxicológico

13/01/2022
Fonte: Feevale

Fonte: Feevale

Condutores de caminhões, ônibus e vans precisam ficar alertas aos prazos para realização do exame toxicológico para não serem multados e perderem o direito de dirigir por até três meses. Os motoristas que têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E com data de vencimento até junho de 2023, por exemplo, já estão sujeitos a multas. Quem tem CNH que vence a partir de maio de 2024, já deve fazer o exame toxicológico agora. 

Conduzir veículo dessas categorias com exame toxicológico vencido há mais de 30 dias é considerado uma infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir por três meses, condicionando a liberação da suspensão à inclusão, no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), de resultado negativo em novo exame. Todos os motoristas habilitados nessas categorias devem realizar o exame toxicológico a cada dois anos e seis meses, independente se exerce ou não atividade remunerada. 

Além das multas aplicadas pelas autoridades de trânsito, há a chamada multa de balcão, ou seja, aquela aplicada no momento da renovação da CNH, para motoristas que exercem atividade remunerada ao veículo e têm a carteira de habilitação com vencimento a partir de 12 de outubro de 2023. 

A Universidade Feevale está credenciada, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a realizar exames toxicológicos de larga janela de detecção, identificando a presença de substâncias psicoativas que se depositam nos fios de cabelo ou pelos por um período mínimo de 90 dias. As amostras são coletadas no Laboratório de Análises Toxicológicas, localizado no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES), na Rua Rubem Berta, 200, Vila Nova, Novo Hamburgo. 

 

Saiba mais

Para realizar os exames toxicológicos na Universidade Feevale, basta agendar pelo e-mail cies@feevale.br ou pelo telefone da Diretoria de Inovação: (51) 99973-0787. 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela