Fila de espera em oncologia preocupa municípios da região

12/09/2019
Encontro foi no Complexo Esportivo

Encontro foi no Complexo Esportivo

Dois Irmãos sediou nesta quinta-feira (12) um importante encontro sobre os desafios do acesso ao tratamento na área de oncologia. A reunião foi promovida pela Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde no Complexo Esportivo. Participaram representantes dos municípios de Dois Irmãos, Ivoti, Campo Bom, Novo Hamburgo e Estância Velha – que têm o Hospital Regina (Novo Hamburgo) como referência em oncologia –, além de representantes de Lindolfo Collor e São Leopoldo, do Estado, do Conselho Estadual de Saúde, da Liga Feminina e do próprio Hospital Regina.
A prefeita Tânia da Silva abriu o encontro ao lado do secretário da Saúde, Afonso Bastian, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adão Derci Oliveira, e do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Fink. “Esta é uma temática (do câncer) que nos sensibiliza. Precisamos encurtar o momento entre o diagnóstico e a primeira consulta oncológica. Essa espera de às vezes 30, 60, 90 dias é terrível”, comentou. “Nós queremos ser vistos e ter um teto financeiro maior. Muitas pessoas morrem na fila de espera pela primeira consulta, e isso é uma derrota para todos nós”, acrescentou a chefe do Poder Executivo. 
Em seguida, a médica Maristane Strada, coordenadora de programas da Secretaria da Saúde, apresentou números relacionados ao diagnóstico de câncer no município. Em 2019, até o último dia 6, a secretaria recebeu 56 pacientes (29 homens e 27 mulheres). Destes, 22 ainda aguardam consulta e três vieram a óbito antes da consulta. Dos 22 pacientes na lista de espera, são sete casos de mastologia (mama), cinco de próstata, três de cabeça e pescoço, três de quimioterapia, dois de oncologia cirúrgica e dois de oncologia clínica. Secretários de outros municípios também expuseram suas realidades.


DEMANDA REPRIMIDA
Dados do Hospital Regina com base em agosto de 2019 apontam uma demanda reprimida de 186 pacientes na área de oncologia, sendo 86 do município de Novo Hamburgo, 30 de Campo Bom, 19 de Estância Velha, 13 de Dois Irmãos e oito de Ivoti. Ao final do encontro, ficou definido que será confeccionado um documento para encaminhar ao Governo do Estado, a fim de solicitar mais vagas, aumento do teto financeiro, regulação ambulatorial e hospitalar. Em breve também será realizada uma nova reunião. 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela