
(Foto: Octacílio Freitas Dias)
Está em andamento um extenso plano de manutenção na rede elétrica que atende os municípios de Presidente Lucena, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti. São ações estruturais, executadas pela RGE, que envolvem obras com resultados de médio e longo prazo, e ações de manutenção preventiva com resultados de curto e médio prazo na melhoria da qualidade do serviço.
Entre as ações estão inspeção das necessidades de manutenção estrutural das redes de distribuição, visando à substituição de postes, cruzetas, isoladores, para-raios e demais componentes que tenham chegado ao fim da vida útil, e instalação de novos religadores telecomandados, com o objetivo de isolar trechos com eventuais defeitos, transferir carga entre sistemas e restabelecer a energia em menor tempo. Também estão sendo feitas inspeção e limpeza das faixas onde passam as redes elétricas, desde as subestações até as redes de distribuição, manutenção de média tensão com histórico de incidências causadas por vegetal, vento, defeito transitório, animais ou outras. A limpeza inclui roçadas e manejo da vegetação dentro da faixa de 8 metros do centro da rede de média tensão, plano de poda urbana, com manejo da vegetação próxima às redes. Os mesmos procedimentos estão sendo aplicados nas redes de baixa tensão.
Todo esse trabalho abrange os quatro municípios porque as redes elétricas são interligadas, com alguns circuitos ou equipamentos, como subestações, atendendo mais de um município. Trata-se de um investimento de R$ 1,6 milhão apenas nesses serviços. Os investimentos da RGE na região vêm tornando a rede cada vez mais consistente. Um exemplo é o percentual de postes de concreto em cada cidade: Ivoti, 73%; Dois Irmãos, 72%; Estância Velha, 76%; e Presidente Lucena, 56%. O número de religadores telecomandados que atendem os municípios é de 63. Já a extensão de redes que passaram por manutenção de janeiro a julho deste ano é de 558,79 km.
* Fonte: RGE