Vigilância Sanitária de Dois Irmãos alerta que não cumprir isolamento é crime

12/03/2021
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

O momento crítico da pandemia do coronavírus é agravado pela falta de conscientização de algumas pessoas. Nesta semana, a Vigilância Sanitária de Dois Irmãos fez um alerta informando que é crime não cumprir o isolamento social em caso de contágio. Pessoas com suspeita ou que tenham testado positivo para Covid-19 devem permanecer isoladas, sob risco de receberem sanções legais que incluem multa e prisão em caso de descumprimento.

De acordo com o Artigo 268 do Código Penal Brasileiro, infringir determinação do Poder Público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa prevê pena de detenção de um mês a um ano e multa. “Muitas pessoas têm sintomas leves e acabam contrariando o isolamento domiciliar, indo em estabelecimentos comerciais e agindo normalmente. Recebemos várias denúncias, e estamos resolvendo as situações na base da orientação. Porém, se houver reincidências, medidas mais enérgicas deverão ser tomadas”, afirma Edna Monteiro Costa, chefe da Vigilância em Saúde.

 

ORIENTAÇÕES

Em caso de sintomas, a orientação é para acionar o Disque Corona Dois Irmãos através do telefone (51) 99978-4470 ou (51) 3564-8889, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para que seja feito o acompanhamento. É importante manter as medidas de higiene necessárias e o máximo distanciamento possível de outras pessoas, inclusive das que moram na mesma casa. Em casos mais graves, a orientação é para procurar a Unidade de Apoio ao Corona DI, que fica situada entre o Hospital São José e a Emergência 24h.

O isolamento social deve ser de pelo menos 10 a 14 dias, de acordo com a prescrição médica. Se o paciente tiver diagnóstico confirmado da doença, deve permanecer isolado até que esteja recuperado, conforme orientação dos profissionais da saúde.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela