Cão robô reforça medidas de distanciamento social em parque de Singapura

11/05/2020
Fonte: G1

Fonte: G1

Um educado cão robô foi encarregado pelas autoridades de Singapura para ajudar a conter as infecções por coronavírus na cidade-estado pedindo que corredores e ciclistas mantenham distância entre eles.
O robô de quatro patas, movimentado por controle remoto e feito pela Boston Dynamics, foi usado pela primeira vez em um parque central na última sexta-feira (8), como parte de um teste de duas semanas que pode se juntar a outros robôs que policiam os parques de Singapura durante o confinamento em todo o país. “Vamos manter Singapura saudável”, disse em inglês o robô amarelo e preto chamado Spot. “Para sua própria segurança e para os que estão ao seu redor, afaste-se pelo menos um metro. Obrigado”, acrescentou, com uma voz feminina suave. Apesar da educação, as violações das rígidas regras de quarentena de Singapura podem resultar em pesadas multas e até prisão.
A cidade-estado, com 5,7 milhões de habitantes, possui mais de 21 mil casos, um dos registros mais altos da Ásia, em grande parte devido a infecções em massa entre trabalhadores migrantes que vivem em dormitórios apertados em áreas pouco visitadas por turistas. De acordo com as regras para manter a quarentena até 1º de junho, os residentes só podem deixar suas casas para tarefas essenciais, como ir ao supermercado, e devem usar uma máscara o tempo todo em público. Exercício ao ar livre é permitido, mas deve ser feito sozinho.
As autoridades responsáveis pelos testes mais recentes — as agências governamentais de tecnologia e segurança cibernética — disseram em comunicado que o Spot pode se movimentar em terrenos mais difíceis em parques e jardins. Além de transmitir mensagens lembrando aos visitantes as medidas de distanciamento social, o Spot é equipado com câmeras e ferramentas de análise para estimar o número de pessoas no parque. As autoridades disseram que as câmeras não seriam capazes de identificar indivíduos ou gravar dados pessoais. O Spot também foi recentemente testado para uso em um hospital temporário, levando medicamentos para os pacientes.

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela