Porto Alegre registra primeiro caso de paciente com coronavírus

11/03/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

O primeiro caso de coronavírus em Porto Alegre foi confirmado no final da manhã desta quarta-feira (11) pelo secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer. Na terça-feira (10), a Secretaria Estadual da Saúde havia anunciado a primeira infecção do Rio Grande do Sul, em um morador de Campo Bom.
O paciente número 1 de coronavírus da Capital é uma mulher de 54 anos que esteve recentemente na Itália. Ela retornou na última sexta-feira e foi direto para casa, onde está em isolamento desde então. A mulher não circulou pela cidade.
— Ela está bem. Não tem indicação de acompanhamento hospitalar. Como não circulou, não temos risco de transmissão pela cidade — disse o secretário.
Apesar disso, as autoridades acompanham três pessoas que estiveram em contato com a mulher e que apresentaram sintomas, entre elas a filha da paciente, de 32 anos. Elas farão coletas de amostras para exame nesta quarta. Os detalhes sobre o primeiro caso foram apresentados no começo no salão nobre do Paço Municipal, em entrevista coletiva com presença do prefeito Nelson Marchezan, do secretário Pablo Stürmer e da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Marchezan fez um relato sobre a situação da paciente:
— O primeiro caso é uma mulher de 54 anos, residente e notificada por Porto Alegre. O histórico dela é de viagem a Bergamo, na Itália, por um período de 40 dias. Vinte dias antes do retorno, ela teve um quadro semelhante a gripe. Voltou na sexta-feira passada. O início dos sintomas foi na sexta: febre baixa, dor no corpo, fraqueza e tosse. Na mesma data, entrou em contato com a Vigilância e foi combinada uma coleta domiciliar. A coleta ocorreu nesta segunda. Vinte e quatros horas depois veio confirmação. Essa pessoa ficou em isolamento domiciliar desde a notificação, com uso de máscara — contou.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela