Onda de calor no Estado terá seu ápice na quinta e sexta-feira

11/01/2022
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

Até a próxima sexta-feira (14), o Rio Grande do Sul enfrentará uma onda de calor que pode ultrapassar os 40°C no Estado, de acordo com os meteorologistas. Segundo o Climatempo, os dias mais quentes em todo o Estado deverão ser quinta (13) e sexta-feira (14), porque além das temperaturas elevadas, haverá um vento Norte soprando, o mais quente, elevando ainda mais a sensação de calor.

Nestes dois dias, acrescenta a meteorologista Cátia Valente, as máximas poderão chegar a 42°C nas fronteiras com o Uruguai e a Argentina e no Centro do Estado.

— É um calor bastante intenso, mas nada que já não tenhamos visto no verão. Assim como tivemos uma onda de frio no inverno, teremos esta onda de calor agora. Podemos ter algum recorde histórico? Podemos ter meio grau ou um grau a mais em alguma região. Mas, na média, as máximas que vão predominar não passarão dos 42°C — comenta Cátia.

O calorão ocorre devido a uma área de alta pressão atmosférica que está atuando sobre o Rio Grande do Sul, favorecendo o predomínio de uma massa de ar seco e quente em todas as regiões. A área de alta pressão inibe a formação de nebulosidade e, consequentemente, eleva as temperaturas e deixa baixa a umidade do ar.

Com a persistência da área de alta pressão sobre o Rio Grande do Sul, ao longo desta semana, as temperaturas se manterão elevadas desde o período da manhã. O pico será atingido nas tardes, quando chegará aos 40°C. Durante a noite, as temperaturas poderão diminuir, mas não haverá alívio do calor. A umidade relativa do ar ficará baixa na maioria das regiões gaúchas, atingindo níveis de alerta (abaixo de 20%) na metade Oeste.

Com as temperaturas elevadas e sem previsão de precipitações nos próximos dias – a chuva deve chegar no próximo final de semana, iniciando pelo Oeste gaúcho – os mananciais deverão ser afetados, em função da evapotranspiração. A expectativa é de que seja registrada uma piora nos níveis dos principais rios gaúchos, agravando a seca no Estado.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela