Prefeitura diz que nova emergência tem 80% da obra concluída

10/10/2019
(Fotos: Divulgação / PMDI)

(Fotos: Divulgação / PMDI)

O novo Pronto Atendimento/Emergência 24h, no Centro de Dois Irmãos, está com 80% da obra concluída, segundo informações divulgadas pela prefeitura. Nesta semana, teve início a demolição do prédio que abrigava a Secretaria de Saúde e a Farmácia Municipal. O espaço havia sido mantido, mas devido às adequações ao PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndio), a edificação ficou insalubre, sem ventilação e iluminação adequadas, ficando inviável para qualquer ocupação. 
No novo projeto da antiga secretaria, o espaço superior será utilizado para a farmácia do hospital e a central de material esterilizado (CME), segundo a arquiteta Roberta Keller Rossi, da Secretaria de Planejamento e Habitação. O pavimento térreo ainda não tem definição de uso em função das condições do espaço. “A partir deste programa e do estudo elaborado, a reforma no espaço seria excessiva, exigindo muita demolição. A edificação é altamente compartimentada, com muitos ambientes pequenos, exigindo a criação de espaços mais amplos a fim de atender a RDC 50-02”, explica Roberta, referindo-se ao regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
Além do sistema construtivo, os níveis das lajes atuais não estão em conformidade com as executadas na edificação do novo Pronto Atendimento, tendo diferença de aproximadamente um metro entre elas – diferença ocasionada devido a nova edificação atender ao pé-direito exigido pela legislação vigente. “As atuais instalações estavam obsoletas, os acabamentos internos não atendem a RDC 50-02. As demolições necessárias comprometeriam a estrutura da edificação, necessitando de excessivos reforços estruturais. Ainda assim, teríamos a diferença de nível entre as edificações, necessitando o uso de monta-cargas”, explica o engenheiro Cléber Leandro Schneider, da Secretaria de Planejamento e Habitação.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, ainda não há valor orçado para esta nova parte, que também não será construída neste momento. Inicialmente, o espaço livre será utilizado para as ambulâncias. O Pronto Atendimento/Emergência 24h deve ser concluído até o final do ano, a um custo estimado em R$ 1.821.897,00. A obra tem 1.571m² e o serviço está sendo executado pela Inter Construtora, empresa vencedora da licitação.


Prédio da antiga secretaria está sendo demolido

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela