10 de julho – Dia da Pizza

10/07/2021
Escolha a sua preferida para comemorar a data

Escolha a sua preferida para comemorar a data

Neste sábado, 10 de julho, é Dia da Pizza. A data foi instituída em 1985 pelo então secretário de turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho. Na época, foi feito um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

 

Um pouco de história

Os registros mais antigos da pizza datam de seis mil anos atrás, no Egito, sendo apenas uma massa fina e sem recheio, como um pão sírio. Os fenícios foram responsáveis por colocar carne e cebola em cima da massa criada pelos egípcios, semelhante às esfirras que vemos atualmente. 

A massa feita de farinha e água só chegou à Itália, país onde ela se popularizou e tomou a forma da pizza como conhecemos hoje, durante as Cruzadas.  A massa egípcia chegou a Nápoles, onde a receita recebeu queijo como cobertura e foi modificada.  A mais antiga pizzaria do mundo fica na cidade de Nápoles, tendo sido fundada no ano de 1830.

Em 1889, surgiu a pizza Margherita. Ela foi criada para homenagear a Rainha Margherita e o Rei Umberto, com as cores da bandeira da Itália em sua composição (muzzarela, tomate e manjericão). 

No Brasil, a pizza chegou a São Paulo primeiro, com os imigrantes italianos. Quando a pizza se popularizou no país, ganhou diferentes sabores, como a pizza doce, e bordas diferentes, como as recheadas.

 

Selecionamos as melhores pizzas da cidade. Peça já a sua!

O Jornal Dois Irmãos publicou na sua edição de sexta-feira (9) matérias especiais sobre o Dia da Pizza. Na galeria abaixo, confira as melhores opções para celebrar a data.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela