Prefeitura oficializa compra de área para futuro Centro de Eventos

10/05/2022
Autoridades visitaram a área após a assinatura

Autoridades visitaram a área após a assinatura

A prefeitura de Dois Irmãos anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (9), a aquisição do imóvel da antiga cachaçaria Dom Braga, no Travessão Rübenich. O negócio havia sido formalizado no dia 20 de abril. O município desembolsou R$ 3,8 milhões por quase 38 hectares (376.980,23 m²), com área construída de mais de 2.000 m². A solenidade contou com assinatura e entrega simbólica da chave.

Primeiro a falar, o vice-prefeito Juarez Stein enalteceu a memória de Anastácio Braga, que faleceu em 2014, aos 73 anos.

– Dias atrás, quando entramos aqui, tivemos um sentimento especial de muito respeito. Eu tinha muita admiração por ele, especialmente pelo seu projeto. Era um homem que tinha muitos amigos na cidade e na região – disse Juarez, mencionando sua grande amizade com o ex-prefeito Romeo Wolf (in memoriam).

Para o vice-prefeito, trata-se de um momento histórico para Dois Irmãos.

– É uma área maravilhosa, de localização espetacular, que marca também o ressurgimento e o fortalecimento da Rota Colonial – acrescentou.

Patrícia Braga, filha de Anastácio Braga, se manifestou em nome da família.

– Estamos muito felizes que essa terra vai ficar com o município. Dois Irmãos sempre foi o segundo lar do meu pai, a nossa família cresceu neste sítio. Com certeza o meu pai está muito feliz – disse ela.

O prefeito Jerri Meneghetti lembrou que foram analisadas de seis a sete áreas, e que o município tinha um negócio praticamente fechado. Citou que houve uma tentativa anterior de adquirir o imóvel da família Braga, que já estava negociado. No entanto, por questões de saúde envolvendo o comprador, o negócio acabou desfeito.

– As coisas aconteceram de uma forma que parece que eram para acontecer. Tínhamos um negócio quase fechado, mas houve divergência sobre o espaço de frente. Perdemos um pouco de tempo ali, e então tivemos a ligação da Patrícia. Percebemos da família um sentimento especial em relação a essa negociação. Como a Patrícia mesmo disse, é algo que vai ficar para o público de Dois Irmãos e região usufruir de forma perene – comentou Jerri.

Agora, o município pretende começar a trabalhar no projeto para transformar o espaço em Centro de Eventos e Empreendedorismo.

– Queremos que seja um espaço para fomentar a economia o tempo todo, através do turismo e de eventos de negócios. Também será para eventos como a Fest Feira, que encerrou com sucesso mas têm algumas dificuldades como de estacionamento. Aqui, pretendemos cuidar de todos esses detalhes. Entendemos que o município só consegue se transformar quando tem emprego para a população e receita para investir em áreas como saúde e educação. Por isso, a economia é uma das prioridades da nossa administração – declarou o prefeito.

Também participaram do momento secretários, vereadores, empresários, os ex-prefeitos Renato Dexheimer e Tânia da Silva, o presidente da CDL, Ademir Berlitz, e o presidente da Rota Colonial, Miguel Engelmann. Logo após a assinatura, os presentes visitaram uma parte da propriedade.

 

Quem foi Anastácio Braga

Nascido no Ceará, o engenheiro agrônomo Anastácio Walber Rocha Braga veio para o Rio Grande do Sul no início da década de 1970. Em Porto Alegre, fundou a empresa de fertilizantes Maxifértil. Adquiriu a propriedade no Travessão Rübenich em 1980. No local, criava gado leiteiro e vendia a produção para a Cooperativa Piá.

Em 2000, fundou a Cachaçaria Dom Braga, que operou até 2010. O estoque da cachaça, os equipamentos do alambique e até a marca foram vendidos anos depois para uma indústria de Pernambuco. A empresa de fertilizantes também acabou sendo vendida. Em Dois Irmãos, participou ativamente da vida comunitária e chegou a ser presidente do PP. Também foi uma das figuras históricas do antigo Armazém Scholles. Faleceu em 2014, aos 73 anos.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela