Carteira de identidade segue sem alterações no Estado nos próximos meses

10/03/2022
Fonte: IGP

Fonte: IGP

A carteira de identidade emitida pelo Instituto-Geral de Perícias no Rio Grande do Sul continuará a mesma pelo menos até o segundo semestre deste ano. Conforme o Decreto Federal 10977, de 23 de fevereiro de 2022, o prazo para que o IGP faça as adaptações necessárias para implantar o novo modelo, lançado pelo governo federal no mês passado, é até março de 2023. Um cronograma para implantação no Rio Grande do Sul está sendo desenvolvido e será divulgado oportunamente.

Ainda conforme o Decreto, a carteira atual segue válida pelos próximos dez anos. Não é necessário trocá-la agora. “O cidadão não precisa se apressar. Em função da pandemia temos muitos pedidos represados, e damos prioridade para os casos urgentes”, explica a diretora do Departamento de Identificação, Katia Reolon Bittencourt.

A carteira emitida atualmente é gratuita para a 1a via. A 2a via custa R$ 81,84. Desde 2019, o documento encaminhado pelo IGP/RS traz a possibilidade de inclusão do número do CPF, além de vários outros documentos, como da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, Fator RH e Nome Social. Para solicitar a inclusão basta que o cidadão apresente os documentos correspondentes. Já para inclusão dos símbolos de acessibilidade (deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, deficiência visual e transtorno do espectro autista) é necessário apresentar Laudo médico no momento do atendimento.

A diferença para o novo modelo é que o número do CPF será o mesmo da carteira de identidade. O agendamento deve ser feito pelo site. O sistema garante o tempo necessário para a higienização das estações de trabalho e evita aglomerações em filas.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela