Móveis produzidos no Jovem Aprendiz da Herval são doados para entidades

09/05/2022
Arthur, Luísa, instrutor Roger, Lotário, Dandara e Luiz Antônio

Arthur, Luísa, instrutor Roger, Lotário, Dandara e Luiz Antônio

A produção de móveis realizada pelo programa Jovem Aprendiz da Herval neste ano de 2022 superou positivamente as expectativas em qualidade e quantidade. Por isso, os móveis como puffs e poltronas confeccionados durante o curso foram doados para auxiliar projetos sociais da cidade. As entidades que receberam as mobílias são: ONG São Francisco de Assis, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Grupo de Doadores de Sangue de Dois Irmãos, Voluntárias do Hospital São José e Lions Club.

Na última sexta-feira (6) ocorreu a formatura de 42 alunos da turma voltada para a produção industrial de estofados. A cerimônia contou com coquetel, presença dos pais, autoridades locais e entidades que receberam de forma simbólica as doações. Os jovens ganharam um puff produzido por eles mesmos como uma lembrança desse período de formação, que pode ser guardado e utilizado por muitos anos. “É o primeiro ano que estamos com a doação para as entidades, porque teve um volume maior, com 200 aulas teóricas e 600 horas práticas. Todo ano pretendemos realizar essa doação. O esforço e o mérito é todo dos jovens”, diz Lotário Henzel, coordenador do setor de estofados.

 

Jovem Aprendiz

O instrutor do curso, Roger Mateus Arnold Nobre, explica que o programa Jovem Aprendiz é do SENAI, e que as turmas aconteceram no período da manhã e da tarde. Para participar é preciso ter entre 14 e 24 anos e passar pela seleção da empresa. Após a seleção, o curso tem duração de um ano e os estudantes aprendem diversos setores de uma produção industrial, enquanto recebem uma bolsa. “Eles começam com a teoria na parte de projetos, depois partem para a parte de planejamento e só então vão para prática, em que aprendem a cortar a madeira, realizar a costura do tecido, montar a estrutura”, explica o professor. 

 

Primeira experiência de trabalho

Roger foi muito elogiado pelos alunos do Jovem Aprendiz. O professor também conta que durante o processo prático, meninas muitas vezes trabalham com marcenaria e meninos trabalham com costura, ajudando a quebrar estereótipos no mercado de trabalho na primeira experiência que os adolescentes vivenciam. Além disso, alguns estudantes que se destacam têm a possibilidade de seguir com um estágio ou serem efetivados.

Durante o Jovem Aprendiz, os adolescentes precisam conciliar estudos e trabalho. Para a maioria dos entrevistados, isso não atrapalhou o rendimento na escola, mas ensinou como administrar melhor o tempo livre. Além disso, devido à bolsa que eles recebem, aprendem a lidar com o próprio dinheiro e ter mais responsabilidade com as finanças.

 

Opinião de participantes

Os jovens reconhecem e destacam a importância da oportunidade. “Para nós foi muito importante sermos apresentados para o mercado de trabalho e não simplesmente inseridos. Aprendemos todos os processos de uma indústria e percebemos em quais áreas podemos nos encaixar”, comenta Arthur Augusto Backes Schneck.

Para Luiz Antônio Forneck de Oliveira, é algo que será levado para a vida. “Tem gente que quer colocar uma prateleira em casa e não sabe o que é um parafuso, uma broca, não sabe como usar; e tudo isso aprendemos aqui. É uma experiência tanto pessoal, quanto profissional, em que tu também aprendes a lidar com o dinheiro; tudo agrega na tua vida. São vários setores que participamos, foi muito importante isso”.

 

(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela