Prefeitura irá renovar contrato com IB Saúde até o final da licitação

07/11/2019
Tânia analisa edital de concorrência para a administração do hospital

Tânia analisa edital de concorrência para a administração do hospital

O contrato emergencial firmado em novembro de 2018 entre a prefeitura municipal de Dois Irmãos e o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IB Saúde), que diz respeito à gestão do Hospital São José, encerra oficialmente na próxima sexta-feira, feriado de 15 de novembro. Porém, de acordo com a prefeita Tânia da Silva, o mesmo será renovado até o final da licitação que definirá o próximo grupo a assumir a casa de saúde; ou seja, o IB permanece à frente do hospital por tempo indeterminado.
O edital, segundo a prefeita, já deveria ter sido lançado, porém até poucos dias atrás existia a possibilidade de um grupo formado pela sociedade civil assumir a gestão do Hospital São José. Logo, o mesmo seria administrado pela comunidade, o que é um desejo antigo da sociedade dois-irmonense. “Nós estamos desde abril, até um pouco antes, conversando com este grupo da sociedade civil para ver se consegue formar uma fundação, uma associação, e assumir a gestão do hospital, mas tem um porém: a parte burocrática é muito grande, então essas pessoas não conseguiram se organizar por partes legais”, comentou Tânia, afirmando que esta possibilidade não está descartada no futuro. “Nosso sonho é que a administração ocorra como no hospital de Sapiranga, pela comunidade. É o modelo no qual acreditamos e o qual buscamos, pena que no nosso país a burocratização é muito grande”, completou, adiantando que, se assumido pela comunidade, a gestão seria realizada nos mesmos moldes da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), com a presidência formada por voluntários e a equipe técnica por profissionais remunerados. 


Edital deve ser lançado na próxima semana
Nesta quarta-feira, dia 6, a prefeita Tânia analisava o edital de concorrência para a administração do hospital. Segundo ela, o mesmo deve ser publicado no site da prefeitura na semana que vem. A princípio, o novo contrato terá duração de 60 meses (5 anos), mas a prefeita afirma que anualmente é discutido se o mesmo será mantido ou não. 
Qualquer grupo pode participar do processo licitatório, inclusive o IB Saúde. “Estamos fazendo de tudo para trazer uma empresa de credibilidade, tomando todos os cuidados para que a população seja bem atendida e assistida”, afirmou Tânia, destacando que o processo licitatório será realizado com toda a transparência e segurança que exige.


Valor do repasse mensal pode aumentar 
Atualmente, a prefeitura repassa R$ 665.821,14 por mês para o IB Saúde administrar o hospital. Em novembro de 2018, quando assumiu, a empresa recebia R$ 619.023,14. De acordo com Tânia, o aumento ocorreu em janeiro, após pedido de reequilíbrio econômico-financeiro encaminhado pelo IB Saúde. A partir da licitação, o valor do repasse pode aumentar mais uma vez. “Existe a possibilidade real de aumento”, afirmou Tânia, destacando que, ao realizar pesquisa pela região, foi constatado que nenhum dos municípios repassa valor inferior ou igual ao montante de Dois Irmãos. “Independente do grupo que assumir a gestão do hospital, o aumento pode ocorrer”, reforçou a prefeita. 


Tânia faz avaliação positiva da gestão do IB Saúde
 As tratativas com o IB Saúde, no ano passado, segundo a prefeita, ocorreram após sugestão de um morador da cidade, que conheceu o grupo através do Hospital da Visão de Novo Hamburgo, unidade também administrada pelo IB. 
Quase um ano depois, Tânia analisa como positiva a gestão do último ano. “Foi um ano bom. Em nenhum momento chegou aos nossos ouvidos que houve falta de equipe médica ou medicamentos. A avaliação das pessoas também foi boa, os pagamentos ocorreram em dia”, disse ela, reforçando que não chegaram até ela reclamações sobre estes assuntos. “Acho que fizeram um bom trabalho, altamente positivo”, completou, destacando que as metas também estão sendo cumpridas. Segundo Tânia, uma comissão formada por funcionários públicos e membros do Conselho de Saúde acompanha toda a gestão, atenta principalmente à prestação de contas do IB. 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela