
Fonte: Casa e Jardim
Deseja consumir alimentos saborosos e diversificados, mas não sabe por onde começar? Uma boa ideia é preparar refeições com hortaliças da época, que, normalmente, são mais fáceis de encontrar e ainda ajudam a economizar na compra do mercado por terem um valor mais baixo. Abaixo, reunimos oito alimentos com boa oferta em outubro, conforme a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).
1. Beterraba
Comestível por completa, a beterraba é uma hortaliça com uma raiz tuberosa de coloração vermelha, muito usada em saladas, sucos e preparações cozidas. O alimento é rico em antioxidantes, que previnem doenças crônicas ao reduzir o estresse oxidativo das células.
2. Bardana ou gobô
Conhecida como gobô no Japão, a bardana é da mesma família do girassol. Com sabor terroso e adocicado, sua raiz pode ser usada em refogados, cozidos, no arroz e até em sobremesas.
3. Maxixe
Muito similar a um pepino, mas não tão comum na mesa do brasileiro, o maxixe é uma hortaliça rica em zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas B1, B2, B3 e C. O fruto cru é usado no preparo de saladas ou de conservas.
4. Manjericão
Também chamado alfavaca, basilicão, alfádega e erva-real, o manjericão pode ser usado como tempero e possui propriedades medicinais. A erva, que é da família Ocimum, possui várias espécies, das quais as variedades de folhas enrugadas, totalmente lisas e roxas são as mais comuns.
5. Nabo
Rico em potássio, fibras, cálcio e vitamina C, o nabo é ótimo para compor dietas saudáveis, porque possui poucas calorias. Essa hortaliça pertence à família das brássicas, a mesma da couve-flor, da mostarda e do repolho. No Brasil, as variedades mais comuns são as compridas com casca e polpa brancas e as arredondadas com casca arroxeada e polpa mais clara.
6. Nozes
As nozes são frutas secas oleaginosas ricas em diversos nutrientes e importantes aliadas em uma alimentação saudável. Sua consistência crocante e seu sabor característico podem compor pratos doces e salgados.
7. Physalis
A physalis ou golden berry é uma fruta de origem andina, que nasce dentro um casulo de folhas. Seu sabor equilibra acidez e doçura e pode compor sobremesas e molhos para carnes ou saladas.
8. Rúcula
De sabor intenso e refrescante, a rúcula possui muitas vitaminas e sais minerais importantes para o corpo humano. Pode ser consumida em saladas, além de ser um ingrediente-chave para preparo de massas, risotos e tortas.