Enfermeiros e técnicos em enfermagem têm capacitação sobre testes rápidos

06/08/2019
Atividade aconteceu na UBS Navegantes

Atividade aconteceu na UBS Navegantes

Na última sexta-feira (2), a enfermeira e coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Navegantes, Ana Cristina Atz dos Santos, ministrou uma capacitação sobre testes rápidos em HIV, Sífilis e Hepatite B e C. A ação reuniu enfermeiros e técnicos em enfermagem das unidades do Centro, Travessão, Bela Vista, São Miguel e Navegantes. O objetivo da Secretaria de Saúde é capacitar a equipe para melhorar o atendimento e oferecer mais opções de diagnóstico ao usuário da rede.
Os testes rápidos são testes de triagem. Em caso de resultado positivo, é necessário coletar sorologias para a confirmação diagnóstica. O teste é feito através de uma punção digital (punção no dedo) em que é coletado sangue e colocado num dispositivo – o resultado sai em no máximo 20 minutos. A leitura e a interpretação ficam a cargo dos profissionais de saúde habilitados. Os testes voltarão a ser oferecidos nas unidades em breve, após a capacitação de todos os profissionais. “Eles fizeram uma capacitação online e agora participaram desta capacitação prática”, comentou Ana.

(Foto: Divulgação / PMDI)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela