Morro Reuter se engaja ao mês de prevenção ao câncer de pele

05/12/2019
Dezembro Laranja terá ação no próximo dia 14

Dezembro Laranja terá ação no próximo dia 14

O mês de dezembro é marcado pelo início da temporada de férias e pelo aumento da exposição ao sol, o que significa intensificar os cuidados para evitar o câncer de pele. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Morro Reuter se engajará ao movimento Dezembro Laranja, que integra a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. 
No próximo dia 14, das 8h às 17h, será realizada campanha de revisão de sinais suspeitos de câncer de pele no posto do ESF (BR-116, fundos da Unidade Municipal de saúde). Para participar, não é preciso agendamento, basta comparecer ao local. A iniciativa é organizada pelo médico da família Guilherme Moimaz, especializando em Dermatologia, com participação de toda equipe de ESF (Estratégia Saúde da Família) e Secretaria de Saúde.


CAMPANHA
O Dezembro Laranja é realizado desde 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, integrando a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e sobre a importância de procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil é de pele.


PREVENÇÃO
A exposição excessiva e sem proteção ao sol é a principal causa de câncer de pele. A doença pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como ferida que não cicatriza. Além do autoexame e de visitas periódicas ao dermatologista, a prevenção é bem simples: cuidados com a exposição excessiva aos raios solares e uso de protetores.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela