
Inverno chegou de vez, mudando a paisagem
Quem achou os últimos dias muito frios, não perde por esperar o que vem por aí no fim de semana. A previsão é que as temperaturas caiam ainda mais até domingo (7). A atual massa de ar polar em ação sobre a porção sul do continente americano teve origem na Antártica e só é comparável, em tempos recentes, à ocorrida seis anos atrás, em julho de 2013, que também avançou pelo Brasil.
De acordo com a Somar Meteorologia, há previsão de neve para as regiões serranas do Estado — com possibilidade até para o Noroeste — na noite de sexta-feira (5) e na madrugada de sábado (6). Por enquanto, as condições climáticas são favoráveis ao fenômeno: uma frente fria que está se formando no Atlântico colabora para o aumento da umidade e vai se combinar com as baixas temperaturas já em vigor. “Repete a mesma situação de 2013, em que tivemos um frio mais úmido e, para ter neve, precisamos de um frio mais úmido. Havia a presença de um El Niño na região, um pouco mais fraco, então tivemos neve”, explica o meteorologista do Grupo RBS, Cléo Kuhn.
Com a possibilidade de neve, empresários estimam ocupação acima de 95% na rede hoteleira da Região das Hortênsias. Se confirmar este índice, o final de semana será um dos melhores do ano para os estabelecimentos. A região tem 17 mil leitos em quatro municípios: Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Há perspectiva de algum alívio a partir de segunda-feira (8) — continuará frio no Rio Grande do Sul, mas as mínimas não devem mais ser negativas. “O frio segue assim, forte, até terça-feira (9). Somente na metade da semana que vem ele começa a ceder um pouco”, acrescenta Cléo.
DOIS IRMÃOS E MORRO REUTER
Em Dois Irmãos, o site Climatempo indica mínima de 0°C tanto no sábado quanto no domingo. Na segunda, a mínima prevista é 3°C, e os três dias devem amanhecer com geada no município. Os termômetros começam a subir de forma gradativa na terça-feira e a próxima semana pode terminar com máxima de 25°C. Em Morro Reuter, a temperatura mínima pode chegar a -3°C no fim de semana.
* Com informações de GaúchaZH